Início Notícias Com apoio da ABF, movimento incentiva compra em pequenos negócios para fortalecer economia

Com apoio da ABF, movimento incentiva compra em pequenos negócios para fortalecer economia

Luiz Barretto (Sebrae), ao centro, lança o Movimento ao lado de Paulo Solmucci Jr. (Abrasel) e Cristina Franco (ABF)

Em uma iniciativa inédita, foi lançado nesta quarta-feira (5) em todo o país um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae, com apoio da ABF, e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia. O lançamento da iniciativa contou com a participação de Cristina Franco, presidente da ABF, Luiz Barretto, presidente do Sebrae, e Paulo Solmucci Junior, presidente da Abrasel.

“Há 42 anos, o Sebrae prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total dos empreendimentos brasileiros, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.

Já a presidente da ABF ressaltou que para atravessarmos o atual momento da economia é necessário termos instituições fortes. “Essa iniciativa do Sebrae faz a diferença em um momento como este. O franchising, em grande parte composto por franqueados pequeno e micro empresas, fez sua lição de casa e vem se preparando. Mantemos nosso compromisso de qualidade com o cliente e ainda oferecemos um ticket médio que cabe no bolso do brasileiro”, disse Cristina Franco ao comentar o desempenho do setor de franquias no primeiro semestre que apresentou uma expansão nominal superior a 10%. Atualmente, o Brasil conta com mais de 3 mil redes de franquias, 130 mil unidades franqueadas, empregando de forma direta mais de 1,1 milhão de pessoas.

Para Cristina Franco, o Movimento pode trazer benefícios para o franchising como uma maior capilaridade e interiorização, um incentivo a profissionalização e capacitação de pequenos e micro empresários por meio de franquias, uma maior simpatia na hora da decisão de compra dos consumidores, além motivar os franqueados e sua equipe em todo o Brasil. Além do apoio ao Movimento, a ABF vai buscar o engajamento de redes de franquias para que a campanha chegue até a ponta, ou seja, os franqueados.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio elegeu o dia 5 de outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite que enumera cinco razões para comprar dessas empresas:

1 – É perto da sua casa
2 – É responsável por 52% dos empregos formais
3 – O dinheiro fica no seu bairro
4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade
5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

No hotsite, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho. O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo.

Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores.

Redação ABF com informações da Agência Sebrae

Foto: Luiz Prado