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Carlos Tramontina debate relacionamento com a imprensa na ABF

A 5ª edição do Simpósio de Comunicação contou com a presença do apresentador da TV Globo, além de outros profissionais do setor e cases de sucesso em comunicação

Foi realizado no dia 16 de maio, no Centro de Capacitação e Eventos da ABF, o 5º Simpósio de Comunicação. O encontro, realizado anualmente, contou com a participação de 90 pessoas e reuniu profissionais da área para discutir assuntos ligados à comunicação das redes e o relacionamento entre as marcas e a imprensa.

A ABF está sempre em busca das melhores ferramentas de comunicação com o principal objetivo de disseminar o franchising brasileiro na mídia. Por esse motivo, investe e disponibiliza aos seus associados diversos canais de divulgação, como o Portal do Franchising, a Revista Franquia Negócios, dentre outros, além de marcar presença constantemente em meios de comunicação regionais e nacionais. Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, apresentou aos participantes toda a evolução do número de matérias que citaram o setor de franchising ao longo dos últimos quatro anos. “Grande parte destas reportagens são sugeridas pelos profissionais de comunicação e de assessoria de imprensa das redes, através de boas e novas ideias”, afirmou o executivo, durante a abertura do evento.

Abertura e Novidades da Comunicação da ABF com Ricardo Camargo

Uma das grandes novidades apresentadas na edição deste ano, foi a reformulação pela qual passou o Portal do Franchising, site da Associação, considerado uma referência no setor. Beno Krivkin, da Tribecca, agência responsável pelo gerenciamento do portal, expôs as mudanças e inovações, além de apresentar todos os números e estatísticas de navegação do site. “O novo portal é totalmente compatível com os mecanismos de buscas atuais e o conteúdo foi todo otimizado. Tudo isso facilitará para que o site apareça nas primeiras posições de buscas, principalmente do Google, o que aumentará, ainda mais, o alcance das noticias e eventos da ABF”, contou Beno.

Novidades do novo Portal ABF com Beno Krivkin

Debora Freire, diretora da Dfreire Comunicação e Negócios, agência responsável pela assessoria de imprensa da ABF, apresentou os principais resultados e espaços conquistados pela entidade na mídia em 2012 e quais as expectativas para superar a quantidade de divulgações em 2013. “A nossa estratégia é fornecer para as mídias o máximo de informação possível, além de dados do setor sempre atualizados”, afirmou a diretora.

ABF e a Imprensa com Débora Freire

Ainda na primeira parte do Simpósio, Carlos Tramontina, apresentador da TV Globo, bateu um papo com os participantes sobre os mitos e as verdades no relacionamento com a imprensa. O jornalista possui mais de 30 anos de experiência em telejornais, e contou um pouco sobre os fundamentos do jornalismo, a credibilidade necessária para emplacar uma reportagem, além de dicas para desenvolver e conduzir entrevistas. Tramontina também comentou sobre administração de crises e a falta de comunicação dentro das empresas e redes de franquias. “A comunicação eficiente agrada o consumidor final, atrai novos franqueados, novos clientes. Mas ela dá trabalho e temos que nos dedicar à boa produção de conteúdo para gerar resultados”, relembrou o apresentador.

Mitos e Verdades sobre relacionamento com a empresa com Carlos Tramontina

A segunda etapa do dia ficou reservada para a apresentação de cases de sucesso de algumas redes franqueadoras. Eduardo Tegeler, gestor de operações da Embelleze, rede de franquias voltada para a formação de profissionais da área de beleza, falou um pouco sobre o histórico da empresa e a utilização das redes sociais como ferramenta de disseminação de conteúdo e informações da marca. Segundo ele, as campanhas elaboradas para o facebook da rede, geram resultados imediatos e contribuem para a divulgação não só dos produtos, mas também captação de novos clientes. “Devemos conhecer o nosso público nas redes, entender o que eles gostam e transformar tudo isso em conteúdo”, afirmou o executivo.

Case Instituto Embelleze Redes Sociais no Franchising com Eduardo Tegeler

Gilberto Carvalho, gerente de marketing da rede Imaginarium, especializada em presentes e decoração, apresentou todo o investimento que a marca faz em marketing in line. Segundo o profissional, o relacionamento com a marca muitas vezes não começa somente com o produto que está sendo comercializado nas lojas. “Vendemos a nossa marca baseada em inovação e com isso, atraímos e conquistamos o público”, contou. Gilberto também relembrou alguns pontos importantes a serem observados pelas empresas que almejam o sucesso em sua área de marketing e a integração das campanhas com os consumidores. “É preciso gerar envolvimento, interação e influenciar o público a advogar em nome da marca”, finalizou.

Case Imaginarium com Gilberto Carvalho

Já o case da franqueadora O Boticário, rede de perfumes e cosméticos, mostrou como a empresa valoriza a imprensa regional e a utiliza para alavancar os resultados. Com uma área de comunicação muito bem estruturada e, atualmente, com 20 agências espalhadas pelo Brasil, que realizam o trabalho de relacionamento com a imprensa e divulgação de produtos da marca, o grupo busca se posicionar como uma referência em comunicação para o setor de cosméticos. “Cada região possui a sua peculiaridade, por esse motivo, a nossa rede é colaborativa e focada. Não acreditamos na pulverização das informações”, ressaltou Estela Matsumoto, coordenadora de relações com a imprensa do grupo.

Case O Boticário com Estela Matsumoto

A última palestra do dia ficou por conta de Angela Crespo, jornalista especializada em relações de consumo e editora do site Consumo Em Pauta (www.consumoempauta.com.br). Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as mudanças da área nos últimos anos e o impacto que elas refletiram na comunicação, principalmente para as redes de franquias que lidam diariamente com os consumidores. Segundo ela, os principais fatos que contribuíram para tais mudanças foram a abertura econômica no País e a criação do Código de Defesa do Consumidor. A imprensa também contribuiu para que as informações e reclamações ganhassem força e levou o consumidor a entender melhor quais são os seus direitos. “Antes de 1990, comprávamos um produto com defeito e não tínhamos aonde e nem para quem reclamar. O CDC mudou isso e possibilitou novos canais de diálogo”.

As relações de consumo mudaram muito. E a comunicação? com Angela Crespo

Para Alexandre da Silva, diretor da franquia EcoJardim, que participa pela segunda vez do evento, um dos pontos fortes do Simpósio é a oportunidade de conhecer como empresas já consolidadas trabalham a comunicação “Com o conteúdo apresentado, pude perceber alguns pontos que podem ser trabalhados na minha própria rede, além da oportunidade de fazer networking com jornalistas e profissionais da área”, afirmou. Já Meirielin Albuquerque, proprietária da agência Ato Z Comunicação, que presta serviço para várias redes de franquias, participa desde a primeira edição do Simpósio e, além dessa troca de informação, observa a oportunidade de poder compartilhar problemas do dia a dia e debater as melhores maneiras de profissionalizar ainda mais o segmento da comunicação. “Eventos como esse são extremamente relevantes para nós, profissionais que lidamos diariamente com a imprensa”, finalizou.


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