Café com Franquia ABF Rio destaca a neurociência no consumo

Especialista mostrou como a neurociência influencia o marketing sobre as intenções de consumo

Na manhã da última quinta-feira (31/10) a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) promoveu a palestra “Neurociência: uma revolução no consumo”, ministrada pelo especialista e mestre de Neurociência da ESPM, Antonio Carlos Morim, durante o evento mensal Café com Franquia.

De acordo com o especialista, a neurociência explica o porquê algumas tomadas de decisão são puramente emocionais e não úteis às necessidades do ser humano.

Aplicada em marketing, a neurociência estuda dentro da estrutura de consumo como um produto trabalha e se comunica. Além disso, estuda o comportamento de consumo e como o cérebro reage a essas coisas.

Morim fez diversos testes com os cerca de 60 participantes presentes. Um bom exemplo, foi o teste olfativo realizado durante a palestra: Morim fez uma experiência de falar que a sala estava com cheiro de limão e canela, e que provavelmente só a partir da fala dele as pessoas passariam a sentir esse cheiro por conta das estruturas neurais, e foi realmente o que aconteceu. Antes de fazer essa experiência, o especialista perguntou se alguém estava sentindo algum cheiro diferente na sala. Todos responderam que não, e só após falar sobre o cheiro, as pessoas disseram que passaram a sentir.

Concluindo a apresentação, Morim afirmou que a neurociência é uma área de estudo nova no mercado convencional e digital, que ajuda as empresas a entenderem seus clientes, suas necessidades e emoções, seu sistema neural, sua compra, suas ações por conta dos produtos e seus perfis.