Brasil reassume a secretaria geral da FIAF

A ABF foi eleita por unanimidade para assumir a secretaria geral da FIAF – Federação Iberoamericana de Franquias para o biênio 2014-2015. O posto era ocupado pelo México. A entidade será representada pelo diretor executivo, Ricardo Camargo, que volta ao comando da federação após dois anos, período no qual ficou responsável pela secretaria de comunicação.

A eleição ocorreu no dia 18 de outubro durante a reunião da entidade em Valência, Espanha, e contou com a participação de representantes do México, Argentina, Costa Rica, Guatemala, Colômbia, Paraguai, Espanha, Uruguai e Brasil. A ABF também acumula o comando da área jurídica da FIAF, sob a responsabilidade do diretor de relações institucionais da entidade, Fernando Tardioli, que também esteve presente na reunião.

Segundo Camargo, seu principal objetivo à frente da FIAF é aumentar a visibilidade internacional da federação e de seus membros. “Para isso lançaremos no início de 2014 um novo portal, mais moderno e dinâmico e que agregará conteúdo relevante aos visitantes”, afirmou o executivo. Outro objetivo da nova gestão é aprovar os novos estatutos, fundamentais para a consolidação da federação e para atração de novos associados.

Atualmente a FIAF conta com 12 países membros: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Os membros da FIAF foram recebidos pelo presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Valência, Sr. José Vicente Morata, que manifestou interesse em estreitar as relações com os países membros da entidade, sobretudo para promover o intercâmbio de negócios de franquias.

Pavilhão Brasileiro na 24ª SIFCo


A ABF também promoveu um pavilhão nacional na feira de franquias que aconteceu em Valência de 17 a 19 de outubro. O estande brasileiro contou com a participação de 4 marcas: Emagrecentro, Fabrizio Giannone, Fashionnit e Puket. Tida como uma das principais feiras de franquias da Europa, a exposição vem recuperando o seu espaço a cada nova edição, apresentando este ano 278 marcas, 30% superior à edição de 2012.

Para Edson Ramuth, presidente da Emagrecentro e diretor de microfranquias da ABF, a feira deu sinais claros de que é voltada para pequenos investidores, abrindo espaço para conceitos inovadores e de baixo custo.

Segundo Rogério Feijó, Diretor de Inteligência de Mercado da ABF, os sinais da crise ainda são visíveis na Espanha, mas o setor de franquias continua apresentando números positivos: São 1.040 marcas operando no mercado espanhol, cerca de 60 mil pontos de venda que empregam mais de 245 mil pessoas e que gerou em 2012 um faturamento de US$ 35 Bilhões.

Não era uma exposição de marcas conhecidas, mas conceitos de menor investimento e vários deles ligadas à área de serviços. O evento, que um dia foi dominado por franquias imobiliárias e de estética, agora abre espaço para conceitos de saúde, como os cigarros eletrônicos, representados por oito marcas distintas.

Durante a feira ocorreu o evento de premiação do franchising espanhol, além da visita de autoridades locais, como a do Conselheiro de Economia, Indústria, Turismo e Emprego de Valência Sr. Máximo Buch, que visitou o pavilhão brasileiro e foi recebido pelos diretores da ABF.