Início Notícias ABF em Ação Boulevard Social na ABF Expo traz instituições de destaque por seus projetos sociais

Boulevard Social na ABF Expo traz instituições de destaque por seus projetos sociais

Boulevard Social na ABF Expo traz instituições de destaque por seus projetos sociais
Boulevard Social da ABF Expo 2019 reuniu Amigos do Bem, Gerando Falcões, Instituto CNA e Instituto Ronald McDonald

A 28ª edição da ABF Franchising Expo apresentou aos visitantes e às mais de 400 marcas que participaram da iniciativa um Boulevard Social. O espaço contou com quatro instituições que desenvolvem projetos sociais relevantes e que possuem alguma relação com o franchising. Neste ano, estavam presentes o Grupo Incense, com o programa ChamaViva Perfume do Conhecimento – Mentoria Social em Franchising, em parceria com a Obra do Berço; o programa Recomeçar, realizado pelo Gerando Falcões; o Instituto CNA e o Instituto Ronald McDonald. Também participou do evento, como um dos expositores, a o Amigos do Bem.

Para o Instituto Ronald McDonald, foi uma grande oportunidade participar do evento pela possibilidade de apresentar a causa da oncologia pediátrica a diversas empresas e marcas que desconhecem o trabalho da entidade. “Achamos essa iniciativa muito importante para o terceiro setor, pois é uma forma de trazer o tema da responsabilidade social para a pauta das empresas de diversos segmentos e tamanhos, mostrando que todos podemos contribuir para um mundo melhor, cada um fazendo sua parte. O espaço foi muito positivo e tivemos também a oportunidade de estreitarmos a relação com outras instituições de terceiro setor. Essa é a primeira vez que participamos da feira e esperamos estar sempre nas edições posteriores, para que possamos divulgar ainda mais a causa da oncologia pediátrica além de engajar novos parceiros e o público apoiador nessa jornada”, explica a coordenadora de mobilização de recursos e comunicação, Bianca Provedel.

Já o Grupo Incense participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo com o Programa ChamaViva Perfume do Conhecimento – Mentoria Social em Franchising, desenvolvido em parceria com a organização social Obra do Berço. Graças ao trabalho realizado, os jovens participam de cursos de técnicas profissionais. Em parceria com o grupo por meio de uma mentoria, especialistas em diversas áreas do franchising dão formação complementar aos jovens participantes do projeto. O objetivo é ampliar e fortalecer o conhecimento e o desenvolvimento pessoal dos estudantes e fazer com que adquiram competências do mundo corporativo.

Segundo Ionalda Correia Lisboa Ferreira, da área de Recursos Humanos do programa, foi bem gratificante e proveitosa a participação. “Nós estamos aqui porque fomos premiados com o Prêmio de Sustentabilidade social concedido pela ABF. Estamos achando o máximo, pois conseguimos bastante parcerias, além de adquirir conhecimento sobre como funciona a feira. Tivemos a presença de jovens que englobam o projeto na quarta-feira e no sábado. Eles puderam participar um pouco de tudo isso. Essa vivência enriquece bastante os jovens, pois eles passam a ter contato com esse segmento de franquias que é um mundo corporativo”, revela. A expectativa é continuar participando das próximas edições da feira.

Também é a primeira vez do Gerando Falcões, juntamente com o programa Recomeçar, na ABF Franchising Expo. “Foi uma ocasião incrível para nós e muito relevante em todos os dias do evento. Como atuamos na geração de oportunidades para egressos do sistema carcerário, tivemos a chance de estar mais perto das empresas. Houve uma troca de cartões e de contatos, e eu acredito que após a participação nesta iniciativa, vamos conseguir transformar mais vidas. Foi muito benéfico poder estar presente na feira e eu acredito que iremos colher bons frutos após o evento. Se formos convidados, com certeza queremos retornar no ano que vem”, relata o coordenador do Instituto Gerando Falcões, Leonardo Precioso.

Para o Instituto CNA é muito importante estar presente institucionalmente na ABF Franchising Expo para explicar e fazer com que o público entenda mais sobre as ações desenvolvidas. “Nosso principal objetivo é divulgar o trabalho, buscar o apadrinhamento da educação das crianças do Instituto e novas parcerias. Durante os quatro dias de evento, conseguimos estreitar a relação com os parceiros que já estão firmados e estabelecer uma conexão mais próxima com potenciais empresas que podem ingressar no projeto futuramente. O saldo foi muito positivo e, com isso, esperamos voltar mais vezes”, explica a consultora responsável pela fase de reestruturação do Instituto CNA, Eleine Bélaváry.

Já a organização social Amigos do Bem é uma iniciativa de um grupo de amigos liderados por Alcione Albanesi, que levava às famílias do sertão nordestino roupas, alimentos, atendimento médico e odontológico, entre outras coisas. Após anos de muito esforço, a ação tornou-se um trabalho de transformação com inúmeros projetos educacionais e autossustentáveis que hoje movimentam a vida de mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. A Amigos do Bem conta com mais de 5 mil voluntários que atuam em diversas áreas, com o objetivo de promover uma transformação socioeconômica efetiva na vida das milhares de pessoas atendidas.

Foto: Studio F