Bill Clinton e prêmio RDI marcam segundo dia da NRF 2012

No segundo dia do evento, o ex- presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, ministrou uma palestra sobre o consumo responsável. Clinton mostrou a importância do que pode ser feito ao planeta, já que somos responsáveis por gerar melhor qualidade de vida de maneira geral. Por meio de uma apresentação sobre o mundo atual e os desafios que a humanidade precisa enfrentar pra garantir um futuro sustentável, já pensando nas próximas gerações, o ex-presidente se declarou otimista, no entanto procurou não descartar os desafios que estão por vir.

RDI - NRF 2012 

Bill Clinton reforçou ainda que o mundo vive uma situação econômica e financeira instável, econômica e socialmente desigual e insustentável em termos de energia e  mudanças climáticas, por exemplo. Mas entre os países emergentes, destacou o Brasil como exemplo de país que está administrando bem a questão ambiental e a energia limpa. Apesar de ainda apresentarmos um cenário com muito trabalho no futuro, Clinton transmitiu uma perspectiva positiva sobre o país.

Após a palestra de Bill Clinton,também houve palestras referentes  à fidelização de clientes,  neuromarketing e estratégias criativas para transformar desafios em oportunidades. Além destas, foi apresentado pela Deloitte, o modelo de Varejo 3.0 , como uma evolução natural da loja conectada com seus consumidores, sem considerar a extinção de lojas físicas por causa na internet, mas sim a união e harmonia entre os dois tipos, tornando o ponto de venda cada vez mais influente  como o ponto de relacionamento marca-cliente.

Ainda referente ao e-commerce, dados fornecidos na palestra indicam um aumento constante sobre a participação desse sistema como canal de vendas; A estimativa é de que o e-commerce movimente US$159 Bilhões em 2016 – chegando a US$22 Bilhões apenas no Brasil.

Em todas as apresentações foi citada a importância da capacitação dos profissionais, sendo discutido, inclusive, a possibilidade de criar `embaixadores da marca` entre os próprios funcionários, como forma de gerar uma melhor experiência de consumo para os clientes – um indicativo de que os investimentos da ABF em cursos de capacitação, seguem a tendência mundial.

Prêmio de Design – Retail Design Institute

Ainda no segundo dia, o grupo da ABF marcou presença na entrega do Prêmio Internacional de Design, realizado pelo Retail Design Institute. A premiação contemplou as empresas que valorizam o conceito de design nos pontos de venda, entre elas algumas brasileiras venceram: Chilli Beans (Projeto Rock in Rio), Giraffas (Loja de Miami), Livraria Saraiva, Loja CA Shopping Iguatemi SP.

RDI - NRF 2012