Atuação d’O Boticário em Dubai concede à marca uma vaga na final do Prêmio Destaque de Internacionalização

Dubai

As quatro franquias abertas em Dubai têm o boleto médio mais compensador para a rede no mundo

O Boticário chega na final do Prêmio Destaque de Internacionalização, promovido pelo Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising com a (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Essa é a primeira edição do prêmio, que tem como objetivo consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas entre os anos de 2018 e 2020.

A marca de beleza que hoje atua em 15 países por meio de franquias, venda direta e e-commerce, apresentou como case a sua expansão no mundo árabe. No final de 2018, o fundo focado em varejo chamado Millennial Capital investiu na operação do Boticário na cidade de Dubai, com a abertura de uma loja no shopping Mirdif City Centre. Apenas quatro meses depois já inaugurava seu segundo ponto de venda no Dubai Mall, o maior shopping do mundo.

Para a rede, esse foi o marco mais expressivo do plano de expansão e, também, uma oportunidade para inovar: a loja do Dubai Mall foi a primeira da marca a testar inovações tecnológicas de RFID (radio frequence identification). O sistema traz informações sobre o produto num painel de led, assim que o consumidor o retira da exposição e mostra interesse por ele.

Para o ponto de venda, a marca também se atentou em ser ainda mais sustentável e otimizou ao máximo seus recursos. A redução do consumo energético chegou a 20%, em média. No Brasil, o modelo já foi implantado em pontos de venda do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Fortaleza.

Hoje, O Boticário tem quatro lojas nos Emirados Árabes e está presente em grandes varejistas, como a Boots Pharmacy e a The Grooming. Além disso, os produtos da marca também pode ser encontrados digitalmente, por meio de e-commerce próprio; da Amazon; do Carrefour; do Golden Scent, um e-commerce de fragrâncias local, e de outras duas plataformas que atendem o mercado árabe: o Mumzworld, e o Noon.

De acordo com Marianah Mikosz, coordenadora de marketing das operações internacionais da marca, há a expectativa de abertura de mais pontos de vendas no Oriente Médio. “A praça é responsável pelo boleto médio mais compensador entre todas as operações da marca no mundo, representando uma produtividade de até três vezes mais que no próprio Brasil”, explica Marianah.

Segundo a coordenadora de marketing,  o mercado de beleza do Oriente Médio é um dos que mais cresce no mundo.  “Identificamos o varejo físico para iniciar as nossas operações. O mercado CFT em Dubai é de 2,3 bilhões de dólar (de acordo com o EuroMonitor) e 98% das vendas do segmento de beleza estão no varejo físico”, Marianah conta ainda que a principal categoria no mercado é a de fragrâncias e ele engloba os maiores produtores e players do mundo.

Das categorias em que O Boticário atua, a de cuidados foi a que mais encantou o público Emirate, com seus hidratantes de Nativa SPA que possuem óleo de quinoa e prometem hidratação prolongada. Na perfumaria, os grandes destaques são para as marcas Lily, Elysée e Malbec, com seus Eaux de Parfums de qualidade inquestionável, fragrâncias sofisticadas e fixação superior às demais perfumarias, muito de acordo com a alta expectativa que os consumidores locais têm a respeito de fragrâncias e essências olfativas.

“Boticário conseguir se firmar é um atestado da qualidade que a perfumaria da marca brasileira tem, já que foi bem aceita em um mercado tão exigente. Sendo esse um excelente balizador para entender a performance potencial da marca em quaisquer outros mercados”, finaliza.

A história da marca
Em 1977, com investimento equivalente a apenas 3 mil dólares, o farmacêutico Miguel Krigsner se instalou em uma portinha, numa rua secundária de Curitiba, cidade do Sul do Brasil. Desde o começo, “Dr. Miguel” percebeu que seu verdadeiro amor eram os cosméticos. Logo veio o primeiro perfume. Vendido em um frasco em formato de Ânfora (e que hoje é o maior símbolo), a fragrância trazia uma mistura inusitada de ingredientes. E foi assim, a partir do sonho de um apaixonado, que teve início a jornada da marca.

Hoje o Boticário está espalhado por todos os cantos do Brasil, possui centenas de milhares de revendedoras de venda direta, e-commerce e operações em 15 países, como Colômbia, Panamá e Moçambique.

Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização
A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação, categoria criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex Brasil e ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.

Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.