Início Notícias AFRAS exporta modelo social para Argentina

AFRAS exporta modelo social para Argentina

Associação Franquia Solidária será implantada nos moldes da brasileira; lançamento oficial está previsto para o próximo ano

A Associação Franquia Solidária, criada em junho de 2005 para centralizar e estimular práticas de responsabilidade social, expande agora seu modelo de atuação no Terceiro Setor para a Argentina. Braço social da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a entidade já reúne 53 empresas do sistema de franquias e empresta agora o seu know how para o surgimento de uma organização nos mesmos moldes dentro da AAF (Asociación Argentina de Franquicias).

Depois de conhecer a AFRAS durante a última edição da ABF Franchising Expo, em junho, Carlos Canudas, diretor da AAF, decidiu que era necessário criar uma estrutura semelhante para ampliar o conceito de responsabilidade social empresarial entre as franquias do país vizinho. A decisão de criar a AFRAS Argentina foi tomada no próprio evento. O projeto vai obedecer às regras do franchising, com utilização e transferência de marca, identidade visual e suporte da entidade brasileira. Existe a perspectiva de expansão da AFRAS para outros países do Mercosul e da América Latina.

No Brasil, a iniciativa surgiu por causa do grande número de redes franqueadoras envolvidas com projetos socioambientais. O objetivo era atrair mais empresas para projetos de Terceiro Setor e criar condições para que a própria instituição dê continuidade aos implementados. A entidade também é responsável pela divulgação das melhores práticas de responsabilidade social e do intercâmbio destas informações entre os associados. Das 53 empresas associadas, 10 estão entre as 20 maiores redes do país. São quase 10 mil unidades de negócio, em todos os estados.

Alcançar este grau de conscientização é um dos objetivos da nova associação. A Argentina conta hoje com mais de 50 mil fundações, associações e organizações ligadas ao Terceiro Setor. Nelas, trabalham cerca de 3 milhões de pessoas, sendo 85% de voluntários. `O desafio é gerar uma nova percepção entre consumidores e empresários de que a atuação socialmente responsável é essencial para impulsionar toda a cadeia de negócios`, comenta a futura diretora executiva Gabriela Janá.

A entidade será lançada oficialmente em abril de 2007, por ocasião da Expo Franquicias y Negocios, o principal evento do sistema de franquias na Argentina. Antes disso, ganhou adesão imediata de seis empresas, que se tornaram sócio-fundadoras: Estúdio Canudas, Cardon, Pizza Zapi,, Havanna, Estudio Brener e Delicity-General Mills. A Integral Graphics, por sua vez, assumiu gratuitamente toda a produção gráfica.

Informações para a imprensa
Ex-Libris Comunicação Integrada
Rodrigo Barneschi (11) 3266-6088 ramal 223 / 9328-0508
Suzana Esper (11) 3266-6088 ramal 224