A parceria estabelecida entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-BRASIL) promoveu em outubro e novembro, as duas últimas feiras internacionais definidas no projeto de internacionalização das redes de franchising brasileiras para o biênio 2005/06.
De 26 à 28 de outubro, aconteceu o Salon Internacional de la Franquicia na cidade de Valência, Espanha. No Pavilhão Brasil, marcaram presença seis redes reconhecidas no Brasil e já com operações internacionais que buscaram encontrar no evento investidores interessados em implantar a franquia no mercado espanhol. As empresas que participaram do evento foram: Showcolate, Livraria Nobel, Global Franchise, Lilica Ripilica, Carmen Steffens e Wizard.
No último final de semana (03 a 05 de novembro), aconteceu em Los Angeles, EUA, a West Coast Franchise Expo que contou com a presença das redes Global Franchise, Showcolate e Rosa Chá.
As feiras internacionais de franchising sempre foram excelentes vitrines de divulgação dos conceitos e marcas nacionais, promovendo a aproximação dos empresários brasileiros com investidores estrangeiros. `A ABF não poderia deixar de reconhecer estas oportunidades como um espaço privilegiado de promoção, divulgação e inserção do franchising brasileiro no mercado internacional`, afirma Rogério Feijó, gerente de relacionamento da ABF.
Em 2005, o franchising brasileiro criou 22 mil novos postos de trabalho, faturou US$ 15,6 bilhões e reúne mais e 970 marcas. Mundialmente, o franchising brasileiro ocupa a 6º posição no ranking do World Franchising Council. Para o ano de 2006, a expectativa é que o franchising cresça 12%, quase três vezes mais do que a Economia do país.