Início Notícias ABF renova convênio com a Apex-Brasil

ABF renova convênio com a Apex-Brasil

ABF renova convênio com a Apex-Brasil
(Da esq. à dir.): Bruno Amado (ABF), Jorge Viana (ApexBrasil), Tom Moreira Leite (ABF) e Floriano Pesario (ApexBrasil)

Completando 19 anos de existência, convênio viabiliza o Franchising Brasil, programa que apoia a expansão das marcas brasileiras pelo mundo.

A Associação Brasileira de Franchising e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acabam de renovar o convênio entre ambas as instituições.

O ato de assinatura de renovação do convênio ocorreu durante o Pós-NRF ABF 2024, em São Paulo, no último dia 8/2, feito pelo presidente da Associação, Tom Moreira Leite, e da ApexBrasil, Jorge Viana.

Na ocasião, Moreira Leite ressaltou a importância do trabalho da ApexBrasil e da parceria. “Esse convênio é fundamental para que o franchising brasileiro tenha o apoio necessário e ganhe novo impulso no exterior. Por meio da ApexBrasil, nossas empresas têm acesso a toda infraestrutura e expertise necessárias, sem as quais essa expansão internacional seria muito difícil. Rendemos a todos os colaboradores da ApexBrasil nossos agradecimentos pelo importante trabalho realizado”, declarou.

Já Viana comentou a respeito da geração de empregos e da movimentação econômica que o setor de franquias promove no País.

“O franchising alimenta a economia brasileira e gera empregos. Não é fácil alcançar o crescimento que o setor tem apurado. Esse é o resultado de um trabalho consistente, com capilaridade. Esperamos ver em 2024 mais um crescimento na casa de dois dígitos do setor e muito estímulo para que mais franquias sejam abertas em todo o Brasil, impulsando as exportações brasileiras”, disse ele, ao lembrar que as exportações atingiram US$ 339,67 bilhões no ano passado, acima de US$ 334 bilhões em 2022.

Metas
Uma das metas da ABF e da ApexBrasil para 2024 é ampliar a presença de marcas brasileiras no exterior. Firmado pela primeira vez em 2005 e com duração de 24 meses, o convênio viabiliza o Franchising Brasil, programa que apoia a expansão internacional dessas marcas. O convênio anterior foi encerrado com a participação de 178 empresas e o objetivo de ambas as instituições é que nos próximos dois anos o programa atinja este mesmo número ou mais participantes.

Por meio do Franchising Brasil, as marcas participam de diversas ações ao longo do ano, como em feiras, missões, rodadas de negócios e visitas técnicas monitoradas em empresas de referência dos países visitados. Em aproximadamente 20 anos de trabalho, os empresários participantes do projeto estiveram em cerca de 50 países de todos os continentes.

Entre as ações já programadas para 2024 estão a participação na Expo Paris, maior feira de franquias da Europa (16 a 18 de março), as missões à Multi-Unit Franchise Conference – principal evento global de multifranqueados – (18 a 23 de março, em Las Vegas) e à Guatemala (abril), o Projeto Comprador (26 a 29 de junho, na ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, em São Paulo), as missões à China (em junho e setembro), ao Chile (outubro) e à Portugal (novembro).

Foto: ABF/Divulgação