ABF Regional Sul reúne associados para discutir o futuro do setor

No último encontro do ano, representantes da ABF Regional Sul abordaram os resultados do terceiro trimestre de 2016, a Convenção Nacional da entidade e também aspectos jurídicos e tributários

Último encontro do ano reúne franqueadores e franqueados para debater o mercado sulista e a atuação das franquias na região.

A diretora regional da ABF Sul, Fabiana Estrela, o diretor de treinamento e eventos, Juarez Leão e Luiz Henrique do Amaral, advogado e membro do conselho de associados da ABF, reuniram-se no dia 10 de novembro com franqueadores e franqueados locais para tratar de assuntos de interesse do mercado sulista e das franquias na região. O encontro foi o último do ano.

Fabiana apresentou os números da Pesquisa de Desempenho Trimestral do setor, realizada pela ABF. O mercado de franquias no Brasil teve um crescimento de 8,8% em sua receita ante o mesmo período do ano passado. O faturamento passou de R$ 35,699 bilhões para R$ 38,836 bilhões nesse mesmo período. Considerando-se os meses de janeiro a setembro de 2016, o setor registrou um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Fabiana também apresentou diversos materiais sobre o RD Summit, evento de marketing digital e vendas da América Latina, que aconteceu no início de novembro.

Juarez Leão fez um resumo dos principais tópicos abordados durante a 16ª Convenção ABF do Franchising. O diretor enfatizou assuntos como gestão da rede, relacionamento com o cliente e valorização da marca via mídias digitais.

Para finalizar, Luiz Henrique do Amaral abordou assuntos tributários e jurídicos relacionados ao universo do franchising como o ISS sobre as taxas de franquia e royalties. Diversos processos e recursos sobre o assunto tramitam no STF. Para a ABF, a cobrança do ISS sobre as taxas de franquias é inconstitucional. Amaral orientou os participantes a fazerem uma ação em seus municípios para discutir o assunto. Além disso, o executivo apresentou informações sobre o processo de modernização da lei do Franchising e sobre os contratos de franquias.