Primeiro Encontro do ano da ABF Sul reuniu franqueadores e franqueados para debater o mercado regional, tratar do desempenho do setor no 1º trimestre, entre outros assuntos.
A Regional Sul da Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou nos dias 4 e 5 de abril seu 1º Encontro Regional do ano com associados. O diretor regional, André Belz, e diretor da Rockfeller Language Center, conduziu o evento que reuniu franqueadores e franqueados locais na sede do Grupo Boticário, em Curitiba, no Paraná.
Na terça-feira, os associados presentes tiveram a oportunidade de visitar a fábrica da rede O Boticário para que todos pudessem conhecer as operações da empresa. Após a apresentação d, o evento foi finalizado com um happy hour no Hard Rock Café Curitiba.
Já na quarta-feira, o diretor André Belz agradeceu a presença de todos, falou a respeito do desempenho do franchising na Região Sul e a importância dos encontros regionais para integração entre os participantes poderem debater sobre o setor de franquias e torná-lo mais forte. “Os números do setor, inclusive da Regional Sul que cresceu dois dígitos, mostram o nosso crescimento. A interação, o engajamento e a colaboração entre franqueadores e franqueados têm contribuído para o fortalecimento da Região no franchising”, afirmou Belz.
O evento contou com cerca de 120 participantes presenciais, entre franqueadores e franqueados , e com a presença de Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário e ex-presidente da ABF.
Omnicanalidade, Pós-IFA e franchising íntegro
Os associados tiveram a oportunidade de assistir a palestra sobre Ominicanalidade, ministrada por Rafael Marconi, do Grupo Boticário, que explicou sobre a integração de todos os canais de contato disponíveis, de modo interrelacionado, de forma que permitam ao cliente que iniciou comunicação com uma empresa por um canal, poder continuá-la por outro.
Além disso, o Encontro contou com os principais insights do Pós-IFA, um balanço da Convenção da International Franchise Association 2023, trazidos pela diretora-executiva da ABF, Fabiana Estrela. Segundo a executiva, é preciso investir cada vez mais em capacitação e treinamento, e a cultura de franchising traz sempre o franqueado para o centro dos negócios, algo que, por mais ‘lugar comum’ que seja, precisa ser reforçado para todo o time da franqueadora.
Durante o evento, os diretores da ABF trataram também do franchising íntegro, que tem como objetivo uma atuação ética, empática e íntegra nos negócios. O franchising é modelo de gestão eficiente com o poder de gerar benefícios mútuos para todos os participantes quando uma relação de negócios é baseada na integridade e na retidão estabelecidas.
Na sequência, foram realizadas as palestras com os temas Consultoria de campo, apresentada por Fernanda Reis, diretora comercial do Grupo Boticário, e Boas práticas de expansão, apresentada por Hilston Guerim, do Mais1 Café.
Para finalizar o evento, Leonardo Anjos, diretor de Franquias da Anjos Colchões, ministrou a palestra sobre Discovery Day. O executivo explicou que algumas redes de franquias oferecem aos interessados em novos negócios um benefício que faz toda a diferença antes de fechar o contrato: o Discovery day, que é como um “test-drive”.
A Anjos Colchões & Sofás, por exemplo, recebe em sua sede candidatos a franqueado para que tenham a oportunidade de conhecer as instalações e a estrutura da empresa. Durante a visita, que dura três dias, os interessados contam com espaço reservado para troca de ideias com os franqueados que já estão na rede há alguns anos para que possam entender o processo. E a experiência proporciona, ainda, conhecer os diretores e fazer networking. Mas para isso, é necessário que o candidato tenha assinado a Circular de Oferta de Franquia (COF).
Foto: ABF/Divulgação