ABF realiza Super Live Especial Caixa

Live Caixa

3ª live realizada pela entidade sobre crédito reuniu a senadora Kátia Abreu (PP-TO) e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães

A Associação Brasileira de Franchising realizou nessa terça-feira (7/7), sua Super Live Especial Caixa.

Conduzido por André Friedheim, presidente da entidade, Tom Moreira Leite, vice-presidente e Ricardo Bomeny, presidente do Conselho, o evento on-line contou com a participação da senadora Kátia Abreu (PP-TO), do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e do vice-presidente Celso Leonardo Barbosa.

O detalhamento das linhas especiais de crédito criadas pelo banco federal para as franquias e como obtê-las mais rapidamente, além de respostas a dúvidas de associados da entidade foram tratadas no encontro.

Criadora da Frente Parlamentar do Varejo, e-commerce e Franchising, a senadora atua na defesa das micro e pequenas empresas. Kátia ressaltou a importância das MPEs para o País, do franchising, que é “gerador de PIB”, é formado em sua maioria por essas empresas e defendeu uma mudança de cultura que elimine a burocracia e agilize o crédito.

“Essa cultura precisa tirar a burocracia e neste momento de pandemia, e posterior à pandemia, o governo central, a União tem que entender que para as micro e pequenas empresas não adianta 85% de garantia, é necessário estudar 100% do Fundo Garantidor”, salientou.

Os dirigentes da ABF ressaltaram que o setor está precisando do crédito com brevidade e que a entidade fará tudo para agilizar esse processo. De acordo com a pesquisa de desempenho feita pela ABF, o setor responde atualmente por cerca de 2,7% do PIB, com um faturamento da ordem de R$ 186,7 bilhões em 2019, mais de 164 mil unidades e de 2.900 redes de franquias.

Friedheim, Moreira Leite e Bomeny agradeceram a senadora pela atenção que tem dado aos empreendedores e ao franchising. Agradeceram também aos dirigentes da Caixa pelo empenho no entendimento do funcionamento do setor e por estar novamente com a entidade em mais uma live. “A presença de vocês é um privilégio para o setor e um exemplo de compromisso e transparência”, disse o presidente da ABF.

O evento foi a terceira live realizada pela entidade oficial do setor de franquias brasileiro sobre crédito. A ABF Nacional e a Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) organizaram dois outros eventos on-line tratando do assunto.

Imagem: Reprodução TV ABF/YouTube