A ABF participou da Franchise Asia 2011, uma das mais importantes feiras de franquia da Ásia, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de setembro, em Manila, capital das Filipinas. A participação faz parte do projeto de exportação de franquias que a entidade desenvolve com a Apex-Brasil.
Esta é a primeira vez que a ABF visita o país, que se destaca no cenário do franchising asiático e vem chamando a atenção pelos números do setor. Segundos dados da Associação Filipina de Franquias – PFA, o país reúne cerca de 1.100 marcas de franquias, com forte predominância de conceitos internacionais, sobretudo americanos.
Simultaneamente ao evento ocorreu a reunião do WFC – World Franchise Council. Esta reunião marcou a passagem da Secretaria Geral do Conselho do Brasil para a Nova Zelândia, que ocupará o cargo nos próximos dois anos.
A ABF também desenvolveu uma agenda de reuniões e visitas técnicas, com o objetivo de conhecer e entender o mercado filipino de franquias.
Os anfitriões prepararam uma programação especial para receber os membros do WFC. Além da reunião e da feira de franquias, organizaram seminários e um evento de premiação do franchising da Ásia, utilizando muita tecnologia e recursos de som, luz e imagem.
Franchise Asia 2011
A feira contou com a participação de 290 expositores e atraiu 12 mil visitantes ao Centro de Convenções SMX, um moderno complexo de exposições que também reúne um shopping center, hipermercado, loja de departamentos e área de entretenimento.
Segundo o gerente de relacionamento da ABF, Rogério Feijó, as franquias locais são constituídas principalmente de pequenos negócios que exigem baixo investimento, conhecidas no Brasil como microfranquias, com atividades ligadas basicamente à alimentação e prestação de serviços e presentes por todo o país sob a forma de quiosques e pequenas unidades de vendas. `São negócios com baixo nível de organização e pouco estruturados, mas é possível encontrá-los nos shoppings center, nas galerias de supermercados e centros comerciais em grande número`, afirmou.
Além de marcas locais a feira contou com representantes do franchising do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Rússia, União Européia, Malásia, Singapura e Índia. A participação brasileira foi institucional e foi importante para conhecer o grau de organização do setor e identificar oportunidades para as marcas brasileiras.
Atualmente duas marcas brasileiras de franquia operam nas Filipinas: a Via Uno, com duas lojas (Uma unidade no Glorietta Mall, em Makati City e outra no Shopping Mall of Asia) e a Dumond, que opera três lojas (Uma no Shopping Ayala Center, uma no Robinsons Place e outra no Trinoma Mall, todas em Manila).
Segundo Feijó, outra marca muito reverenciada por lá é a Havaianas, que mesmo não operando sob o sistema de franquias, possui lojas exclusivas nos principais shoppings centers. A Ipanema também vem conquistando o mercado, sinalizando assim que o calçado brasileiro continua sendo um grande produto de exportação.
O grupo encontrou outros dois conceitos locais que remetem ao Brasil: uma franquia de churrascaria chamada Brazil! Brazilian Churrasco e outra de pão de queijo chamada Casa do Pão, que foi lançada durante a feira e promete oferecer ao mercado filipino o típico produto mineiro com café brasileiro, este sim o único produto importado do Brasil. De acordo com Max Malvas, presidente da empresa, uma temporada no Brasil lhe permitiu aprender a falar o português e se encantar com a iguaria brasileira, que ele acredita cair rapidamente no gosto do povo filipino.
Reuniões e visitas técnicas
A programação teve como objetivo realizar uma prospecção de mercado, desenvolvida através de reuniões com shoppings center, órgãos de governo, entidades de classe e visitas técnicas na cidade de Manila.
As reuniões ocorreram na Philippine Retailers Association, entidade que reúne as principais redes varejistas do país, na Philippines Board of Investments, agência ligada ao governo filipino que desenvolve projetos de atração de investimentos, ao Grupo SM Supermalls e à Câmara de Comércio e Indústria das Filipinas. Neste encontro a comitiva da ABF foi recebida pelo presidente da entidade, Sr. Dr. Francis Chua e alguns diretores, além do embaixador brasileiro Sr. Alcides G. R. Prates.
Reunião World Franchise Council – WFC
Durante as atividades desenvolvidas pela ABF em Manila ocorreu a segunda reunião anual do WFC. O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, representou a entidade e transmitiu oficialmente a direção da Secretaria Geral para a Nova Zelândia. Segundo Camargo, durante os dois anos da gestão brasileira houve duas conquistas importantes. A primeira foi o deslocamento do comando da entidade para um país não europeu e a segunda foi a mudança no sistema de votação, que conferiu maior equilíbrio ao processo decisivo, valorizando o voto e conferindo maior autonomia aos países membros.
Ricardo Camargo destacou como um dos pontos importantes da reunião de Manila a evolução da analise do pedido de filiação da Guatemala e Venezuela, que, uma vez aceitos, fortalecerão o bloco ibero americano.
A próxima reunião do WFC acontecerá na Cidade do México, em março de 2012, durante a FIF, Feira Internacional de Franquias.
Sobre as Filipinas
O país é um grande arquipélago formado por mais de 7 mil ilhas. Possui cerca de 92 milhões de habitantes, 76% dos quais falam fluentemente o inglês, e tem sua economia baseada na exportação de produtos eletrônicos, serviços de call center (emprega mais de 600 mil pessoas), agro business, indústria naval, turismo e mineração. As duas principais cidades são Manila e Cebu.
Devido ao domínio do idioma inglês, o país é também um grande exportador de mão de obra, principalmente para a atividade marítima e de serviços. Desta forma, aproximadamente 10% do PIB é composto pelas remessas de dólares vindas do exterior. Hoje 60% da população vive nas cidades.
A economia filipina segue bastante equilibrada. O PIB cresceu 7,6% em 2010 e as exportações cresceram 34% no primeiro quadrimestre deste ano. A inflação se mantém sob controle e atingiu 3,8% em 2010. A taxa de desemprego é de 7,1%. Já o varejo obteve um crescimento em 2010 de 8%.
São 4 os principais grupos que dominam o mercado filipino de varejo: O Ayala Malls, o Robinsons Malls, o Walter Mart e SM Prime. Somadas as suas operações, representam 80% do mercado de varejo filipino.
Sobre Doha – Qatar
A comitiva da ABF aproveitou a escala em Doha para conhecer o mercado. A cidade árabe, localizada no Golfo Pérsico, está passando por um movimento semelhante ao visto em Dubai. Com previsão de esgotamento das suas reservas de petróleo nos próximos 30 anos, o país se prepara para encontrar novas vocações. Colocou em prática um gigantesco projeto de desenvolvimento que está transformando a capital Doha. São obras de infraestrutura viária e construção de um novo aeroporto, além de grandes empreendimentos, como edifícios comerciais, residenciais e shopping centers.
Segundo Feijó, não foram identificadas operações de franquias brasileiras no Qatar, mas existe potencial para isto, uma vez que grande parte das marcas que operam no varejo local é de origem internacional, predominantemente americana e européia.
O estudo do mercado das Filipinas e de Doha está em fase de conclusão e estará disponível para consulta na biblioteca da ABF.
A próxima ação do projeto acontecerá no Peru, por meio de uma missão comercial, no período de 21 a 25 de novembro de 2011. As empresas interessadas poderão obter mais informações junto ao Departamento de Relacionamento da ABF: [email protected] ou 11 3020-8828, falar com Renata Maciel.