Início Notícias ABF em Ação ABF participa da 1ª Reunião do Fórum MDIC de Comércio e Serviços, em Brasília

ABF participa da 1ª Reunião do Fórum MDIC de Comércio e Serviços, em Brasília

ABF participa da 1ª Reunião do Fórum MDIC de Comércio e Serviços, em Brasília
Participantes da reunião do Fórum MDIC de Comércio e Serviços FMCS

Entidades estiveram presentes em evento que marcou a instauração do organismo que visa discutir políticas para melhorar a competitividade e a produtividade dos setores de comércio e serviços.

Representada pelo presidente do Conselho, Cristina Franco, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) participou na terça (28/11), em Brasília, da 1ª Reunião do Fórum MDIC de Comércio e Serviços (FMCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Com a presença do vice-presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o encontro debateu temas como desoneração da folha de pagamentos e o comércio cross-border (comércio transfronteiriço). “O presidente interino mostrou que estava muito bem-preparado para o debate e colocou como urgência urgentíssima buscar soluções para essas questões”, disse Cristina Franco.

No centro, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na reunião

Durante o Fórum, também foi anunciada a intenção do governo federal de implementar para as empresas um programa como o Desenrola Brasil, que é voltado para ajudar os brasileiros com nome negativado a sair das dívidas. Ter esse olhar parvice-presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviçosa o CNPJ da mesma forma que houve para o CPF é uma medida extremamente benéfica. A ABF vê de maneira muito salutar que o governo brasileiro tenha essa iniciativa para a recuperação das empresas, pois muitas ainda carregam o custo da pandemia”, completou a presidente do Conselho da ABF.

Com a participação do secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, e do secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, o Fórum também debateu um programa de incentivo à exportação de serviços com apoio do fundo garantidor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o apoio financeiro para inovação e digitalização das empresas, o aumento do prazo do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) de 4 anos para 6 anos, e demais políticas que afetam a competitividade e a produtividade dos setores de comércio e serviços.

“Esse Fórum é uma vitória do setor produtivo para ter esse diálogo franco e aberto com o governo brasileiro”, ressaltou Cristina Franco. Criado em 9 de novembro de 2023 pela Portaria GM/MDIC nº 333, o Fórum é formado pelas secretarias do MDIC e por 26 entidades representativas do setor, entre elas a ABF.

Seu objetivo é fortalecer o diálogo e a cooperação entre o governo federal e essas entidades para elaborar políticas para desenvolver o setor de comércio e serviços, com bases sustentáveis e tecnológicas. O FMCS também conta com duas câmaras temáticas: uma de Comércio e Serviços Conectados ao Varejo e outra de Serviços Baseados em Conhecimento.

Foto: ABF/Divulgação