ABF marca presença no Encontro da Espanha

A ABF participou do evento Jornadas Técnicas em Restauração (Alimentação) Moderna, organizado pelo Escritório Comercial da Embaixada da Espanha em parceria com o Instituto Espanhol de Comércio Exterior (ICEX), e a Federação Espanhola de Hosteleria (Fehrcarem), no último dia 18 de maio, no Hotel Tivoli, em São Paulo. O objetivo do evento foi facilitar a formação de associações e parcerias entre empresários brasileiros e espanhóis em empreendimentos do ramo de food service no Brasil.

Cerca de 70 pessoas participaram do evento, entre elas, importantes grupos espanhóis dispostos a ouvir ideias, discutir propostas e criar boas parcerias. Foi uma grande oportunidade para apresentar a formadores de opinião internacionais a força e nível do franchising brasileiro, estimulando investimentos estrangeiros no país e contribuindo para criar uma imagem empreendedora do Brasil no exterior.

O período da manhã foi dedicado à palestras, com uma introdução da adida comercial da Embaixada, Ana María Hernández, que ressaltou a importância do mercado brasileiro e a boa aceitação da gastronomia espanhola no Brasil. Em seguida  Fernando Garcia, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), destacou os ótimos índices do Brasil na palestra As boas perspectivas do Brasil a médio e longo prazo, além de prever um aumento da demanda de trabalhadores que almoçam fora do lar, especialmente nas classes baixas. O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, ministrou uma palestra com o tema Oportunidades de negócios no setor de restauração (Alimentação) moderna: o franchising no Brasil, onde apresentou os números do setor, destacando o segmento de alimentação, foco do encontro. `Acreditamos que no Brasil poderia haver uma boa penetração da restauração espanhola`, afirmou Camargo.

Já o consultor Alcides Terra, falou sobre as Tendências do mercado brasileiro, como a atração pelos novos sabores, os alimentos saudáveis ou o fast, que brindam uma oportunidade de negócio às empresas espanholas que encaixam nesses hábitos em expansão. Finalmente, Antonio Carlos Dias, da Associação Nacional de Restaurantes brasileira (ANR), concluiu  debatendo sobre o Sistema de regulação e tributação no setor.

Durante a tarde, as cinco empresas espanholas presentes: Grupo Sagardi, Areas, The Eat Out Group, Telepizza e Barril apresentaram as suas marcas. Também houve uma apresentação de Jorge Aguirre, da Pizza Hut, que mostrou o processo de implantação de uma franquia no Brasil.

As jornadas incluíram uma rodada de negócios e visitas a restaurantes e empresas em São Paulo. O evento teve continuidade no dia 21, no Hotel Sofitel, Rio de Janeiro, onde os empresários espanhóis tiveram uma nova oportunidade de apresentar seus conceitos inovadores frente aos empreendedores cariocas.