No ano em que a entidade americana completa meio século de atividades, a ABF participou da 50ª Convenção Anual da International Franchise Association (IFA). O evento desse ano ocorreu em San Antônio, no Texas, de 5 a 8 de fevereiro e reuniu 2300 congressistas.
Dois momentos marcaram o evento: A palestra ministrada pelo ex-presidente americano George W. Bush e o clima de confiança dos empresários americanos do setor na recuperação do mercado ainda neste ano. Em paralelo ao evento, a IFA promoveu uma feira de fornecedores com cerca de 250 expositores.
O tema que teve mais destaque durante os debates foi o uso da tecnologia para a gestão das redes e o uso das redes sociais, não apenas como estratégia de marketing e comunicação com o cliente, mas também como poderosa ferramenta de venda de franquias (marketing viral).
Além disto, o evento deste ano teve como diferencial a introdução de uma ferramenta de relacionamento e comunicação interativa, chamada `BeLinker`, onde cada participante teve a oportunidade de criar um site pessoal com seu perfil (PURL) e da empresa, e neste espaço virtual anexar fotos, arquivos de apresentações e criar uma rede de relacionamento para contatos, baixar as apresentações das palestras, ver o calendário de eventos, divulgar produtos, entre outras opções.
Representantes do franchising brasileiro também participaram da convenção: João Baptista (Diretor de Franquia do Rei do Mate) e os consultores Bernard Jeger, Paulo Cesar Mauro e Marcos Rizzo. Para João Baptista, foi uma ótima oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos em franchising, ver as tendências do mercado, aprender sobre as melhores práticas e mais do que isso, trocar experiência e fazer muito network.
Reunião WFC
Assim como acontece todos os anos na convenção da IFA, houve a reunião do World Franchise Council (WFC), que contou com a presença de 17 países. Os diretores executivo e jurídico da ABF, Ricardo Camargo e Luiz Henrique do Amaral, que fazem parte da diretoria do Conselho, estiveram presentes.
`A participação no congresso da IFA permite entender melhor os rumos do setor no maior mercado mundial de franquias e ajuda a buscar contribuições para a próxima Convenção ABF do Franchising`, declarou Camargo.
O presidente da IFA, Matthew Shay, destacou a participação das delegações estrangeiras e a reunião do conselho da WFC. no editorial da revista oficial da IFA `FRANCHISING WORLD`, edição de fevereiro. Neste artigo Shay deu um destaque especial ao Brasil, falando dos números atingidos, taxa de crescimento e a força do franchising brasileiro.