Início Notícias ABF em Ação ABF lança seu 1º grupo oficial ao principal evento de multifranqueados do mundo

ABF lança seu 1º grupo oficial ao principal evento de multifranqueados do mundo

ABF lança seu 1º grupo oficial ao principal evento de multifranqueados do mundo
Conferência de multifranqueados nos Estados Unidos é o principal evento do gênero no mundo

A ABF – Associação Brasileira de Franchising levará pela primeira vez um grupo oficial ao principal evento do mundo focado em multifranqueados (donos de diversas unidades de franquia de uma ou mais marcas). A missão à 18ª Multi-Unit Franchising Conference acontecerá em Las Vegas (Nevada, Estados Unidos), de 2 a 7 de abril, e será realizada em parceria com o Grupo MD – Make a Difference. Neste mesmo evento, a ABF em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizará missão para franqueadores brasileiros com interesse em expandir para o mercado americano. Além de participar de rodadas de negócios, as marcas brasileiras contarão com um estande na Feira de Franquias realizada paralelamente à Conferência, como parte do Projeto Franchising Brasil.

Realidade no franchising dos Estados Unidos – onde 55% dos franqueados têm mais de uma unidade e há franqueados com até 1.000 operações de franquias –, os multifranqueados começam a despontar também aqui no Brasil. De acordo com pesquisa da ABF realizada em 2016, entre as redes respondentes, 68% possuíam multifranqueados (donos de duas ou mais unidades de uma mesma marca). Nesse sentido, a inédita missão da ABF terá uma agenda focada em temas como preparação para o crescimento, planejamento, pessoas, processos e gestão.

Para Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, “os multifranqueados já representam um movimento importante no franchising brasileiro, que reforça a maturidade do setor no País. A Multi-Unit Franchising Conference possibilitará um intercâmbio de boas práticas entre o mercado norte-americano, onde tudo começou, e o brasileiro, que está em evolução”.

A delegação da ABF, que representa oficialmente o franchising brasileiro, será composta por multifranqueados e franqueadores. De acordo com André Friedheim, vice-presidente da entidade, o evento é fundamental para se “entender as vantagens, os desafios e o tipo de tratamento que se dá a esse tipo de franqueado”. Ainda segundo o executivo, dentre as principais lições que o Grupo ABF pode extrair do evento estão: entender a dinâmica do multifranqueado, os processos de gestão e como eles conseguem obter ganhos de escala.

Na avaliação de Friedheim, além do rico conteúdo da Conferência, a exposição das redes brasileiras na Feira é fundamental. “Por se tratar de uma feira de franquias propriamente dita, talvez seja o melhor local para as marcas brasileiras exporem no mercado americano”, afirma.

A missão à Multi-Unit Franchising Conference 2018 é exclusiva para empresas participantes do projeto Franchising Brasil. Atualmente, 60 corporações estão habilitadas a integrá-la. “Vamos em busca de conhecimento, focados em gestão e experiência, e em fazer networking”, ressalta Alberto Oyama, diretor de franqueados da ABF. Oyama acrescenta que a ABF e a Apex-Brasil estão convidando multifranqueados americanos para contar suas experiências e cases, o que enriquecerá ainda mais a agenda da missão. “Após a crise, o papel estratégico dos multifranqueados se fortaleceu, o mercado brasileiro de franchising está caminhando para uma evolução, um amadurecimento de sua expansão através de multifranqueados e eles precisam estar preparados para novos desafios”, completa o diretor.

Os curadores de conteúdo da missão do Grupo ABF à Multi-Unit Franchising Conference 2018 são Alberto Oyama (Grupo Oyama), Denis Santini, sócio-fundador do Grupo MD – Make a Difference e os membros do Comitê de Franqueados da ABF: Glauber Gentil (Grupo Gentil), Mauro Nomura (Grupo Nomura) e Rodrigo Dias (Grupo Natureza).

Foto: Divulgação