Milhares de pessoas circularam no primeiro dia da 3ª edição ABF Franchising Expo Nordeste 2013, que se encerra nesta sexta-feira (8), no Centro de Convenções de Pernambuco. Com foco no setor de franquias, a feira tem caráter regional com 20% das mais de 100 marcas expositoras de origem nordestina. O número também representa um crescimento de 10% na participação com relação a 2012. Durante os três dias de realização, a feira também promoveu diversos cursos para orientar interessados em investir no mercado franquias da região.
Para 2013, a expectativa é de um crescimento de 14% em faturamento no segmento de franquias, além de 10% em novas redes e 10% em novas unidades. “O Recife foi escolhido porque tem um movimento muito grande de franquias”, afirma o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo. “Mas o desenvolvimento das franquias têm sido muito grande no interior, porque as capitais estão abarrotadas. Os shoppings têm impulsionado esse crescimento”.
As aulas tratam do sistema de franchising, visando reduzir as dificuldades mais comuns encontradas nesse mercado. “Cerca de 2% das franquias fecham por ano. Isso se dá porque as pessoas não escolhem bem os pontos comerciais, não conversam com outros franqueados da rede para saber se estão satisfeitos ou mesmo não leem o contrato”, explica Ricardo Camargo. “É fundamental que, no momento da abertura, a pessoa tenha pelo menos 50% do valor de investimento vindo de capital próprio”.