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ABF fecha parcerias com prefeituras do interior e outras entidades

Durante a Convenção em Comandatuba, a Associação Brasileira de Franchising anunciou diversas assinaturas que favorecem o setor. Entre elas a renovação do projeto de internacionalização das redes brasileiras de franquias, que em 2009 entra em sua terceira etapa, realizada em  parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Iniciada em agosto, o investimento desta fase do projeto será de R$ 1,205 milhões.

Desenvolvido desde 2004, o programa foi responsável pela presença de 25 empresas e pela divulgação do sistema nacional de franquias em vários eventos internacionais na América Latina, América do Norte, África, Europa e Ásia. A partir destas ações, muitas delas já se estabeleceram no México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Angola, Colômbia, Argentina, Chile e Panamá.

Segundo levantamento da entidade, 5% do total das franquias nacionais operam no Exterior, ou seja, ainda há muito espaço para ocupar. Em 2009, 66 marcas brasileiras devem exportar franquias para 49 países. Em 2010 a previsão é de que 80 marcas sejam exportadas para 50 países.

Entre as marcas que já aderiram ao projeto Apex-Brasil e ABF estão: O Boticário, Bob`s, Pão de Queijo Minas Brasil, Wizard, Emagrecentro, Via Uno e Arezzo. A primeira etapa deste novo projeto termina em julho de 2010, e contempla as missões de prospecção para a Guatemala, Costa Rica e Panamá, realizadas recentemente, Turquia e Egito em dezembro de 2009, feira de franquias de Miami em janeiro de 2010 e missão comercial para Angola em julho de 2010. Como resultado da missão para a América Central está sendo viabilizada a participação do Brasil na feira de franquias da Guatemala e uma visita prospectiva a El Salvador e República Dominicana em abril do próximo ano.

Dentre outras parcerias que visam à difusão do sistema está a renovação do protocolo de intenções assinado com a prefeitura da cidade paulistana de Ourinhos, com a presença do prefeito da cidade, Toshio Misato (PSDB), e do secretário de desenvolvimento econômico, Luis Augusto Nogueira Perino (PSDB). A cidade de Pederneiras, representada pela prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha (PV), também assinou um protocolo de intenções com a ABF visando o desenvolvimento do franchising na região.

Outro protocolo de intenções renovado durante a Convenção foi com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Centers (Abrasce). O superintendente de operações, Délcio Pecin, deverá dar continuidade ao trabalho de aproximar as duas associações e convergir interesses dos seus respectivos membros. 

Já a parceria estabelecida com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), consiste em estimular e conscientizar empresários sobre o registro de franquias, que garante segurança jurídica para os contratos entre franqueadores e franqueados tanto no Brasil como no Exterior. Para formalizar mais um ano de compromisso, Jorge de Paula Costa Ávila e Jorge Lameiras Vieira, respectivamente presidente e chefe da Divisão de Marcas e Franquias (Dimafra) do instituto, também assinaram um protocolo de intenção com a ABF. 

As entidades estão unidas desde 2007, quando o INPI inseriu a ABF Franchising Expo em sua agenda anual.  `São esforços conjuntos para estimular a averbação dos contratos de franquias no INPI, inclusive aqueles relacionados a negócios entre franqueadores e franqueados nacionais, para os quais não há remessas financeiras ao Exterior para pagamento de royalties`, concluiu Vieira. Atualmente quase mil contratos de franquias averbados já passaram pelo INPI.

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) assinou um acordo de cooperação, que tem por objetivo promover a aproximação entre as entidades, estabelecer a troca de informações e desenvolver oportunidades de negócios na cidade de São Paulo.

Para o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, é muito importante expandir e impulsionar o setor de franquias dentro das galerias comerciais existentes nas redes de supermercado, pois são pontos estratégicos e atrativos para o consumidor que frequenta esses locais.

João Sanzovo Neto, presidente da APAS, afirmou que a parceria é extremamente positiva para as duas entidades, pois ajudará na divulgação das galerias de serviços disponíveis e na aproximação dos investidores dos supermercados e das franquias, desenvolvendo bons negócios para os dois lados.  `Esse acordo trará uma sinergia entre o varejo de supermercados e o setor de franchising`, garante.

Com a assinatura do acordo, as associações pretendem estruturar e divulgar todos os eventos que forem organizados em conjunto. Entre as ações previstas está a participação das associações com estandes institucionais nos seus respectivos eventos.