ABF faz história junto à OMC

Pela primeira vez a Organização Mundial do Comércio recebe uma missão do franchising.

OMC
Roberto Azevedo (centro), recebe documento sobre o franchising entregue por Cristina Franco e Fernando Tardioli

A ABF fez história esta semana ao liderar a primeira missão do franchising à Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra, na Suiça.

Um documento contendo dados do franchising global e brasileiro foi entregue ao diretor geral do órgão, o brasileiro Roberto Azevedo, por Cristina Franco, membro do Conselho de Associados, e Fernando Tardioli, diretor jurídico da ABF e secretário jurídico do Conselho Mundial de Franquias (WFC em inglês), que representou também a entidade que congrega o setor ao redor do mundo. Cristina e Tardioli tiveram, ainda, um encontro com o diretor da divisão de comércio, serviços e investimentos da OMC Hamid Mamdouh.

OMC
Os representantes da ABF, Cristina Franco e Fernando Tardioli, durante encontro com Hamid Mamdouh

“Pela primeira vez a OMC recebe uma missão do franchising! Histórico!”, comemorou Cristina. Segundo a executiva, reuniões importantes foram traçadas para que de agora em diante o franchising esteja presente nos grandes temas tratados na OMC.

A iniciativa teve o apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, através do ministro Marcos Pereira, e do secretário de comércio e serviços Marcelo Maia.

Criada em 1º de janeiro de 1995, a Organização Mundial do Comércio é a principal instância que atua na fiscalização e liberalização do comércio internacional. Roberto Azevedo, nascido em Salvador (Bahia), é o primeiro latino-americano eleito para liderar a entidade para um mandato completo (de quatro anos), ocupando a direção geral desde setembro de 2013.

Foto: ABF/Divulgação