ABF esteve presente na 3ª FIF PY 2013 – Paraguai

A ABF participou, pela segunda vez, da Feira Internacional de Franquias e Oportunidades de Negócios (FIF PY), que aconteceu nos dias 19 e 20 de março, no Hotel Sheraton, na cidade de Assunção, Paraguai. Esta foi a 3ª edição do evento que reuniu mais de 30 empresas expositoras do Paraguai, Argentina, Uruguai, Espanha, Colômbia e Brasil. 

ABF esteve presente na 3ª FIF PY 2013 - Paraguai

O primeiro dia da feira contou com a realização de um ciclo de palestras, ministradas por especialistas, que abordaram temas relacionados às oportunidades no setor de franquias no Paraguai, os dados da macroeconomia do país, além de alguns cases de empresas estrangeiras.

Na abertura oficial do evento estiveram presentes Arnaldo Samaniego, prefeito de Assunção; Raul Mongelos, vice-ministro da Justiça do Paraguai; Javier Alcaraz, diretor do Centro Municipal de Promoção Empresarial (CEMUPE) e Dr. Ricardo Herrero, diretor nacional da Rede de Investimento e Exportação do Paraguai (REDIEX).  Além disso, alguns representantes das associações de franquias presentes, também foram convidados a participar da cerimônia, dentre eles: Rogério Feijó, gerente de relacionamento da ABF, Carlos Alberto Canudas, da Associação Argentina de Marcas e Franquias (AMF) e Gabriel Grasiuso, presidente da Câmara Uruguaia de Franquias (CAUFRAN).

ABF esteve presente na 3ª FIF PY 2013 - Paraguai

Dentre as diversas novidades que foram apresentadas no evento, destacou-se a fundação da Associação Paraguaia de Empreendedorismo e Franquias (APEF), que tem como fundadores: Jorge Paredes, presidente; Victor Scura, vice-presidente; Gabriel Grasiuso, diretor executivo e Alfredo Navarro secretário. A associação irá pleitear seu ingresso na Federação Ibero Americana de Franquias (FIAF), na próxima reunião, que ocorrerá no dia 24 de maio, no Uruguai. Acerca do mercado de franquias do Paraguai em um levantamento preliminar, 140 marcas de franquias operam no país, sendo 44 marcas nacionais. O mercado possui um grande potencial de crescimento e é muito receptivo às empresas brasileiras. Hoje, 30 marcas brasileiras já atuam no País, dentre elas: Hering, Dumond, Lupo, Carmen Steffens, Escolas Fisk e O Boticário.

O Paraguai é um país relativamente pequeno tanto em termos geográficos, quanto em população. A cidade de Assunção possui uma população de 2,7 milhões de habitantes e o país, 7 milhões.

ABF esteve presente na 3ª FIF PY 2013 - Paraguai

Mesmo diante deste cenário, os números da economia são promissores, uma vez que a projeção para o crescimento do PIB em 2013 é de 9,5%, um dos maiores da América Latina. O País também possui um valor baixo na cobrança de impostos, o que viabiliza os investimentos externos, como mão de obra barata, mas ao mesmo tempo existe uma deficiência na qualificação de pessoas. Por fim, existe um grande incentivo por parte de órgãos do governo ao empreendedorismo e a formalização dos empregos e das empresas, o que é muito bom para o setor de franquia.

Durante a viagem, além da participação na Feira FIF PY e nas conferências que por lá aconteceram, os representantes da ABF visitaram o varejo local, tanto lojas de rua quanto lojas em shopping centers. Diante de todas as atividades realizadas, a conclusão é que o país está evoluindo rapidamente e é muito receptivo à chegada de marcas internacionais.