Com o objetivo de divulgar as boas práticas no setor, os eventos reuniram centenas de pessoas no Norte e também no Nordeste
Pensando em fomentar cada vez mais a inclusão empreendedora e a oportunidade de primeiro emprego, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com o SEBRAE, começou a realizar encontros na região Norte do País com franqueadores, franqueados e pessoas interessadas em conhecer o sistema de franquias.
Os encontros aconteceram nos dias 6 e 7 de novembro, respectivamente no Sebrae Manaus (AM) e na rede de Farmácia Personale, em Belém (PA); momento que contou com a presença do diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens da Costa Magno Júnior.
A programação incluiu uma visita à sede da rede Castilla Idiomas, também em Belém, no dia 8 de novembro.
No formato de um grande bate-papo sobre o assunto nas cidades de Manaus e Belém, os encontros reuniram, no total, mais de uma centena de pessoas. A comitiva da ABF, liderada pelo diretor da ABF Regional Nordeste, Fernando Ribeiro, e pela diretora-executiva da entidade, Fabiana Estrela, também foi até o Sebrae São Luís (MA) no dia 9 de novembro, onde, além da roda de conversa com agentes locais do franchising, também participou da Expo Indústria 2023; maior evento de negócios do Estado, patrocinado pelo Sebrae.
Para Fabiana Estrela, o objetivo dessa ação é fortalecer as relações locais para o sucesso dos empreendedores da região e despertar a atenção das marcas para a expansão na região, pois o Norte e o Nordeste oferecem inúmeras oportunidades de crescimento para o empreendedorismo e o franchising.
“Estamos fortalecendo a nossa relação com associados locais e parceiros como o Sebrae, trazendo o conhecimento de qualidade sobre o franchising para que eles possam tomar decisões conscientes, certeiras e se tornem empresários de sucesso, seja como franqueado, como franqueador ou como fornecedor do nosso ecossistema. Sabemos da nossa capacidade de inclusão empreendedora, de inclusão produtiva, de geração do primeiro emprego e de transferência de know-how para todo o País”, destacou a diretora.
Segundo o diretor regional da ABF Nordeste, Fernando Ribeiro, a ideia é conectar cada vez mais pessoas e fazer a ABF ser mais conhecida. “A ABF nunca tinha vindo com tanta expressividade para essa região. Estamos trazendo pela primeira vez a cultura do franchising no Brasil pelo olhar da ABF, que é a voz do franchising brasileiro por ser a segunda maior Associação de franchising no mundo. A ideia é fomentar o franchising, conseguir uma conexão com as pessoas que participaram”, disse o diretor.
Dentre os participantes, o multifranqueado do Grupo Boticário em Manaus, Rodrigo Waughan de Lemos, evidenciou que esse movimento da ABF deve ser aplaudido e mostra a valorização da entidade e do empreendedorismo em todo o País.
“Ver a ABF sair e reunir franqueados e franqueadores não apenas nos grandes centros, mas em lugares mais longínquos é algo que merece ser aplaudido de pé, até porque, apoiando o empreendedorismo no Brasil, você consegue alcançar a principal política de desenvolvimento do nosso país, que é a geração de empregos. Esse movimento da ABF só vem a fortalecer o desenvolvimento das regiões por onde ela passar”, declarou.
Corroborando com Rodrigo, a franqueada Wal Argollo, da rede Depyl Action no Pará, destacou que, mesmo com 21 anos vivendo o sistema de franquias, o conhecimento passado pelos diretores da ABF serviu de aprendizado e atualização para o seu dia a dia.
“Apesar de já ser franqueada há 21 anos e conhecer bastante coisa sobre franquia, achei bem interessante a apresentação deles, especialmente por trazerem conhecimento sobre o que é o franchising, os benefícios, números de variados setores, bem como, direitos e deveres de franqueados e franqueadores. Acho que foi um norte para todos, mas principalmente para quem quer abrir algo e ter o know-how de uma franquia”, destacou Wal.
As franquias têm desempenhado um papel significativo no desenvolvimento econômico na região Norte, impulsionando a economia local e as oportunidades tanto para empreendedores quanto para consumidores. Dados da ABF indicam que a expansão em unidades de franquias no Norte do Brasil teve um avanço de 10,3%, com 9.217 operações no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022, o que gerou um faturamento de mais de R$ 4,8 bilhões.
“Foi uma superexperiência propagar o franchising para mais capitais. Quanta coisa ainda temos para conquistar e quanta gente boa do empreendedorismo está espalhada por esse Brasil!”, finalizou Ribeiro.