ABF e SEBRAE inovam ao lançar game educacional na ABF Expo 2015

ABF e SEBRAE inovam ao lançar game educacional na ABF Expo 2015 - Cristina Franco, presidente da ABF, e Juarez de Paula, gerente do SEBRAE no lançamento do game na ABF Expo


Cristina Franco, presidente da ABF, e Juarez de Paula, gerente do SEBRAE no lançamento do game na ABF ExpoGame Franquias Brasil faz parte do Projeto de mesmo nome e é composto por 6 jogos online que simulam e exercitam a gestão de uma franquia

A inovação aliada à educação marcaram a 24ª ABF Franchising Expo. A Associação Brasileira de Franchising – ABF e o SEBRAE Nacional anunciaram em coletiva de imprensa na abertura da feira (dia 24/6), o lançamento do Game Franquias Brasil. Fruto da parceria entre as instituições, a iniciativa inédita é uma das ações do Projeto Franquias Brasil, maior programa de capacitação já realizado no mercado de franchising.

Desenvolvido conjuntamente pela ABF e SEBRAE, o game é composto por seis jogos virtuais: 1. Preços, Vendas e Custos; 2. Gestão de Pessoas; 3. Atendimento a Clientes; 4. Marketing e Merchandising; 5. Gestão Financeira; 6. Indicadores de Desempenho.

“Para cumprir seu papel como disseminadora das boas práticas do franchising, a ABF entende que a educação é fundamental, tanto que ela é um dos quatro pilares da nossa gestão. Agora, a Associação ingressa no campo da educação a distância, oferecendo gratuitamente a qualquer pessoa interessada, no horário que ela quiser e em qualquer lugar onde ela esteja com acesso à internet, a oportunidade de aprender ou aprimorar seus conhecimentos na gestão de um negócio. Para o franchising, isto é de fato um grande avanço, pois podemos atingir um volume de público sem precedentes e com qualidade”, declara Cristina Franco, presidente da ABF.

Os temas dos jogos foram identificados pelo SEBRAE como pontos fundamentais na administração de uma empresa. “Fazer a gestão financeira das unidades, administrar o pessoal e ter um bom relacionamento com os clientes são as três principais dificuldades apontadas pelos empresários. A abertura de uma franquia envolve menos riscos que um negócio próprio. Mas, mesmo assim, os empresários precisam de apoio para fazer a correta gestão das empresas”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Setorial Comércio do Sebrae, Juarez de Paula. “Colocar nossa expertise em gestão de micro e pequenas empresas a serviço das franquias, inicialmente em cursos presenciais do Projeto Franquias Brasil e agora num ambiente virtual, interativo, amplia ainda mais nosso projeto de capacitação de empreendedores no país e isso certamente contribuirá para que, melhorando a gestão, os negócios sejam mais bem-sucedidos”, ressalta.

Para Ângela Manzoni, diretora de Educação da ABF, “trata-se de uma ação inovadora, de vanguarda da educação a distância, em um formato de jogo online dinâmico, interativo e com mais eficácia para transmissão de conteúdos, em que o usuário será virtualmente dono de um negócio e poderá se divertir e aprender de forma lúdica, a, por exemplo, contratar, reduzir custos, enfim, tomar decisões que aprimorarão seus conhecimentos”.

O game simula o ambiente de uma loja, em que o usuário seleciona o tipo de negócio, uma marca fictícia e começa a operar como franqueado. No jogo aparecem várias interferências que levam o empreendedor à tomada de decisão, como estratégias para agir em situação de desaquecimento econômico, por exemplo. Ele recebe, ainda, diversas dicas para melhorar sua gestão e vencer o jogo. Uma delas ensina: “Custos são como unhas, você precisa aparar de tempos em tempos”.

Disponível para celular, computador e tablet, o Game Franquias Brasil tem como público-alvo interessados em ingressar no mundo das franquias ou franqueados que desejam aprofundar seus conhecimentos em gestão de negócios. Durante a feira, o público presente pôde jogar em caráter de degustação no estande do SEBRAE.

Clique aqui para jogar o Franquias Brasil.

Projeto Franquias Brasil
Ao fazer um balanço do Projeto Franquias Brasil, a ABF e o SEBRAE comemoram o sucesso da iniciativa. Desde fevereiro, quando foi lançado, até maio deste ano, o projeto já capacitou 1.949 alunos, 15% acima da meta estabelecida, em 57 turmas de 51 municípios, localizados principalmente no interior, e em todas as regiões do País.

O Projeto Franquias Brasil consiste em oferecer 337 cursos “Entendendo Franchising” em 120 cidades de 19 estados até 2016, para capacitar potenciais franqueados e franqueadores. Com duração aproximada de 8 horas, o curso inclui em seu conteúdo conceitos do franchising, aspectos legais, vantagens e desvantagens do sistema, entre outros temas.

Fotos: Fábio Mendes/ Studio F