Início Notícias ABF e Apex realizam Encontro Projeto Franchising Brasil

ABF e Apex realizam Encontro Projeto Franchising Brasil


Evento na sede da ABF reuniu empresas interessadas em operar no exterior e já internacionalizadas

Entidade e Agência Brasileira de Promoção de Exportações completam 10 anos de trabalho conjunto para ampliar presença de marcas brasileiras no mundo

A ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) realizaram em São Paulo, na sede da Associação, nessa segunda-feira, 13, o Encontro Projeto Franchising Brasil. O evento de apresentação do projeto desenvolvido por ambas organizações para o biênio 2015-2017 reuniu mais de 30 empresas associadas interessadas em iniciar sua internacionalização e outras já com operações no exterior.

André Friedheim, diretor internacional da ABF, lembrou que a pedra fundamental do projeto foi lançada em 2004 e o convênio entre ABF e Apex firmado em 2005. “Dez anos após, temos 106 empresas franqueadoras brasileiras que exportam seus conceitos para mais de 50 países, com participações em feiras e missões”. O executivo ressaltou ainda a importância da realização de rodadas de negócios com investidores locais. “Os matchmakings  da ABF têm por objetivo sair do Brasil com reuniões de negócios pré-agendadas”, declarou.

Para o diretor da ABF, o balanço do trabalho conjunto de ambas organizações é bastante positivo. “Foram mais de 45 países visitados, um projeto de extremo sucesso e muitas empresas conseguiram fazer sua expansão a partir do convênio com a Apex”, afirmou. Segundo Friedheim, o Giraffas é um dos cases de sucesso. “Nosso objetivo é criar o ambiente ideal e propício para que se faça negócios no exterior”, afirmou.

Friedheim salientou ainda que outro ponto a ser desenvolvido no âmbito do projeto é o trabalho de segmentação para formar clusters de empresas que querem iniciar a internacionalização.

Frederico Silva, da Apex, explicou o trabalho de primeiro nível de atendimento e refinamento estratégico desenvolvido pelo órgão para auxiliar as empresas no exterior. Ele ressaltou que os empresários têm acesso à agência no Brasil e aos escritórios internacionais.

Mercados prioritários
De acordo com pesquisas feitas com os associados e discussões no Comitê de Exportação da ABF, os mercados prioritários para internacionalização das franquias brasileiras nas Américas nos próximos dois anos são: Estados Unidos, Colômbia, Paraguai, Chile e Argentina. Já na Europa, França e Espanha são países-alvo.

Para informar e orientar empresários do franchising, interessados em fazer negócios no exterior foi criado um site exclusivo do projeto: www.franchisingbrasil.com. Nele há um resumo de tudo o que foi feito ao longo dos dez anos do projeto, ações planejadas para os próximos dois anos e todos os estudos realizados estão acessíveis. Há ainda o Guia de Orientação à Internacionalização de franquias, feito pela ABF em parceria com o Sebrae, disponível no portal da ABF.

O projeto conta com o trabalho da empresa de marketing internacional Hotmarketing, que auxilia as empresas associadas da ABF na realização de estudos de mercado, captação de potenciais clientes e fornecedores no exterior.
Durante o evento foi apresentado o Calendário de Atividades 2015-2017, destacando os próximos eventos internacionais programados: o primeiro na Costa Rica (4 a 7/5) e a seguir a NRA Show – maior evento do mercado de alimentação do mundo, que terá a quarta participação consecutiva do Grupo ABF. “Vinte por cento do faturamento do franchising brasileiro vem do segmento de alimentação e, portanto, é um evento muito importante no calendário”, observou Friedheim.