Cristina Franco, presidente da ABF: “O franchising é uma indústria promissora, nos momentos bons e difíceis”
Entre os segmentos que mais cresceram destacam-se, primeiro, Comunicação, Informática e Eletrônicos, com faturamento 27% maior do que em 2013. Em segundo lugar está Acessórios Pessoais e Calçados, que cresceu 19% no ano passado. Na sequência, Casa e Construção foi o terceiro segmento que apresentou maior variação de faturamento: 17% a mais de 2013 para 2014.
O ano passado também registrou o ingresso de 239 novas marcas no mercado de franquias brasileiro, com avanço de 8,8% em 2014 comparado ao ano anterior. De acordo com o estudo, o número de redes saltou de 2.703 para 2.942 no período.
Ao comentar o cenário socioeconômico de 2014, Ricardo lembrou que havia uma expectativa negativa em relação à Copa do Mundo, no entanto, o evento trouxe alguns resultados positivos para o Brasil, e exemplificou: “A inauguração de aeroportos, que melhoraram a infraestrutura. (O evento) atrapalhou o calendário, mas trouxe benefícios paralelos”, disse.
Ainda segundo o executivo, o clima é de apreensão, mas há fatores positivos que destacam o Brasil. “Apesar de diminuirmos em 3% o investimento externo no País (em 2014), passamos Rússia e Canadá, somos o quinto maior destino de investimentos, ante 2013”, concluiu.
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