Painel reuniu Rodrigo Abreu (ABF/AlphaGraphics), Juliana Cury (ZAMP/Burger King/Popeyes) e Theo Lima (TikTok)
Com o patrocinio da Rappi, o painel sobre Estratégia para gerar valor às marcas contou com a participação de Juliana Cury (ZAMP, Burger King e Popeyes), Theo Lima (TikTok), sendo moderado por Rodrigo Abreu (AlphaGraphics), diretor de Comunicação e Marketing da ABF.
Segundo Abreu, a busca pela aparição, estruturação e a fidelização das marcas depende cada vez mais das nossas redes. “Valor de marca não está só nas nossas mãos, nas mãos dos franqueadores, nas áreas de marketing. O valor da marca, a reputação estão nas mãos dos nossos franqueados, no dia a dia dos nossos colaboradores, no dia a dia de forma descentralizada”, disse.
Para Juliana, uma marca forte ajuda na conversão e por isso as marcas buscam fortalecer e se firmar a cada dia. O valor de marca nasce da essência do que você oferece. “Buscamos uma excelência com ótimos restaurantes, com experiência incrível na comida e equipe engajada”, afirmou.
Lima mostrou como as marcas podem aproveitar a plataforma que tem mais de 100 milhões de usuários no mundo todo e qual o impacto de não apenas utilizar, mas ser falado dentro desse universo digital. “Somos uma plataforma que tem voz e dá voz, e ignorar essa audiência acaba sendo talvez uma perda de uma oportunidade de criar conexões autênticas, genuínas, que foquem no propósito e essas conexões vão acabar derivando ou gerando resultados expressivos, quando a gente olha hoje para qualquer indicador, seja ele de mídia ou de negócio”, ressaltou.
Para o executivo, as marcas têm a oportunidade de não só ensinar, mas levar um conteúdo autentico e criativo, gerando uma conexão com as pessoas. “As marcas têm oportunidade de criar essas conexões hoje através do TikTok e ensinando, levando um conteúdo autêntico, criativo, porque essa conexão no final das contas vai gerar obviamente impacto positivo em todos os indicadores”, observou.
O painelista fez um alerta para a importância de ter todas as partes dos criadores de conteúdo com o mesmo propósito, com o mesmo posicionamento. “Os criadores precisam ter o mesmo propósito, o mesmo posicionamento para que a marca obviamente consiga caminhar junto. Quanto mais sinais eu der, quais são os meus gostos, os meus interesses, mais assertivo será o conteúdo servido na minha time line”, concluiu.
Para Juliana, a criatividade e a coragem são os eixos centrais que fazem com que nos impulsione muito as estratégias de marca. É preciso estar presente na cabeça e no coração das marcas. “quanto mais presente e relevante no dia a dia das pessoas, mais vamos conseguir impulsionar o nosso negócio. O Budget não deve ser um limitante, a criatividade e a coragem faz com que consigamos impulsionar a marca pra muito além da mídia paga”.
A executiva ainda citou e sugeriu aos participantes estratégias positivas usadas pela a marca burguer King de Collabs: “procuramos marcas que possam nos ajudar a impulsionar e criar laços novos com novos consumidores e é a mesma coisa vale para esse universo todo de kreators e influensers. Se a gente busca mais relações com pequenos nano micro influenciadores ou pessoas que nem sequer ainda são influenciadores mas estão começando conversas frutíferas nas redes então a gente fica buscando e minerando isso dentro dos canais para que Burger King possa ser essa marca né que inicia essas conversas inicia essas tendências e potencializa essas conversas a partir da força orgânica que as pessoas é compartilhem depois essas mensagens e esses conteúdos”.
Para ela, o importante é surpreender recorrentemente os consumidores seja pela estratégia de conteúdo ou estratégia de inovação de produto. Isso faz com que consiga potencializar o uso e o investimento não só do fundo de marketing.
Inspiração e Selo de Excelência
O painel Momento Inspiração: A trajetória de sucesso e os desafios do caminho reuniu Adriana Lima (Rei do Mate) e Paulo Rogério Moreira da Silva (Pizza Creck), com moderação de Sylvia Barros (The Kids Club), presidente da Comissão de Ética da ABF. Adriana e Silva contaram a jornada da operação e os desafios enfrentados e como ambas as redes alcançaram o sucesso.
Sylvia destacou a importância do Selo de Excelência em Franchising (SEF), que é o principal reconhecimento do setor no País e também um termômetro das relações entre franqueador e franqueado.
“Essas marcas aqui representadas entre 225 ganharam a chancela este ano e refletem as boas práticas do setor”, declarou a presidente.
Foto: Marcelo Justo