Por Claudio Luiz Miccieli
Assumi o compromisso de resumir em 40 linhas a trajetória da marca Giraffas. Fiquei então pensando como seria isso. Talvez falar em algo como a nossa receita de sucesso, cujos ingredientes são: sabor, a qualidade e o preço justo. Ou contar a história através da evolução dos números: 23 anos de existência, 13 anos de adesão ao sistema de franchising, 160 pontos-de-venda espalhados em 9 Estados brasileiros, 3600 empregos diretos gerados, R$142 milhões de faturamento previstos para este ano, 50 mil sanduíches e grelhados vendidos por dia, 34% de crescimento em 2003 em relação à 2002.
Mas nada melhor para expressar o sentimento Giraffas com precisão do que falar em ‘brasileirice’ (ação ou modos próprios de brasileiro). Essa é a chave do sucesso da marca de alimentação rápida que mais cresce no Brasil: o respeito às características, ao gosto do brasileiro.
Se nossa história começou pela iniciativa de dois jovens amigos que pensavam somente em abrir um negócio próprio e hoje despontamos como uma das maiores redes de alimentação rápida do país é porque, a todo o momento, estivemos atentos a estes modos tipicamente brasileiros.
Começamos com lanches, sucos e sorvetes em 1981. Ao perceber o cliente, vimos que o que ele queria era encontrar na rua a mesma comida com sabor e tempero de casa. Com muita cautela e, ao mesmo tempo pioneirismo, fizemos inúmeras experiências, testamos receitas até chegar ao que realmente viria ao encontro dos desejos do nosso consumidor.
O resultado veio retratado em uma frase de um cliente dita durante uma das muitas pesquisas que a rede realiza periodicamente: ‘Comer no Giraffas é a fantasia de comer em casa, fora de casa’.
Com esta sensação de dever de casa cumprido, mas que pode ser sempre aprimorado, é que nossas equipes trabalham diariamente. Ao todo, somos mais de 3600 Josés, Marias, Adilsons, Joanas e Cláudios que vão para a cozinha, para o balcão ou computador desenvolver a melhor receita possível de respeito a esse sentimento de brasilidade. Fazer arroz com feijão nos enche de orgulho, pois, mesmo no trivial, colocamos a preocupação em oferecer sabor, alimentos seguros e nutritivos para toda a família a um preço condizente com os mais variados ‘bolsos’.
Este é o fermento que nos faz crescer mais de 30% ao ano.
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