A 12ª edição da Franchising Fair – Feira de Franquias terminou no sábado (05), em Belo Horizonte. O evento trouxe à capital uma mostra de empresas franqueadoras interessadas em expandir seus negócios e foi oportunidade para empreendedores e interessados em conhecer melhor o sistema de franquias. A organização do evento estima que foram gerados R$ 20 milhões em negócios durante o evento.
No estande da ABF, a procura do público por informações foi intensa, com demandas sobre os diversos aspectos do negócio. `O público deste ano, cerca de 5 mil freqüentadores por dia, foi caracterizado por empresários, empreendedores realmente interessados no segmento de franquias. Também percebemos uma boa demanda por informações sobre microfranquias, sinal de que Minas Gerais está vivendo um momento de euforia na área de varejo, resultado do grande número de municípios que tiveram a implantação de shoppings nas principais cidades, inclusive em Belo Horizonte`, explica Aristides Newton, diretor da ABF – Seccional Minas Gerais.
Mais de 120 marcas expositoras de diversos segmentos como alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios e equipamentos participaram da feira.
O organizador da 12ª Franchising Fair, Ademar Phal, avalia que o evento está se firmando no Estado e se revela como um motivador de aproximação das empresas, investidores e interessados no setor. `A Feira em Minas Gerais está crescendo. Existem muitas oportunidades de negócios para as empresas mineiras, e os interessados em abrir uma franquia aproveitaram para conhecer o setor`, afirmou ele.
O diretor regional da ABF, Aristides Newton, aponta outro indicativo do crescimento do setor de franquias no Estado: `Um aspecto importante que se destacou neste evento é o do segmento de beleza e de ensino, o que demonstra o interesse de expansão desse ramo de franquias em Minas Gerais`. Dados da ABF relativos a 2010 mostram que os setores que mais cresceram, em faturamento, no último ano, foram o de Alimentação (39,9%), seguido pelos de Acessórios Pessoais e Calçados (29,9%), Vestuário (29,0%), Móveis, Decoração e Presentes (27,4%) e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (20,%).