Início Notícias Microfranquias exigem dedicação

Microfranquias exigem dedicação

DCI – Rita Karam – 27/05

As franquias com investimento inicial de até R$ 80 mil, batizadas de microfranquias, estão entre as que mais têm atraído os investidores. No ano passado, o crescimento dessa modalidade foi de 12,8%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mas os cuidados antes da escolha devem ser os mesmos tomados antes da adesão a qualquer rede, como avaliar a experiência do franqueador, o suporte e o treinamento oferecidos, ouvir franqueados e verificar se a franquia tem potencial para dar o retorno esperado. “Mesmo com um investimento menor, esses cuidados não devem ser dispensados”, diz Filomena

Nas microfranquias, entretanto, algumas características do candidato ganham mais peso, como a disciplina e a disponibilidade para estar à frente do negócio. Particularmente nos casos em que o escritório fica na casa do franqueado, o modelo home based, disciplina e automotivação contam ainda mais, diz Filomena.

“Na microfranquia o franqueado não pode ser um sócio somente para investir, tem que trabalhar no negócio”, destaca o presidente do grupo Multifranquias, Edson Ramuth. “Por isso, usualmente ele tem, no máximo, duas unidades”, diz o empresário, cujo grupo reúne as marcas Emagrecentro, AutoSpa, WalkingParty e Light Depil.

Habilidades como organização e capacidade de gestão também são importantes. Muitas vezes o franqueado confunde o faturamento bruto com o lucro líquido, mistura contas da empresa com as pessoais e gasta o dinheiro que era para reposição de produtos, diz Ramuth.

Outra característica necessária é ser persistente. “Todo negócio inicial tem suas dificuldade e, às vezes, no primeiro obstáculo, o franqueado desiste”, afirma.

 

Veja no Portal do Franchising: