Início Notícias ABF em Ação ABF Franchising Week Digital lança olhar sobre tendências e liderança

ABF Franchising Week Digital lança olhar sobre tendências e liderança

ABF Franchising Week Digital lança olhar sobre tendências e liderança
Silvio Meira (centro), no painel com Cristina Franco (1ª à esq.), Tom Moreira Leite, Silvana Buzzi e André Friedheim

Silvio Meira, cientista-chefe da Digital Strategy Company, falou sobre inovação, aprendizado em meio ao caos e o espaço chamado por ele de “fidigital”

09/10/2020

Silvio Meira, cientista-chefe da Digital Strategy Company, encerrou a ABF Franchising Week Digital 2020 nesta sexta-feira (9), lançando seu olhar sobre “Tendências e liderança”. O painel especial contou com a participação de André Friedheim, presidente da Associação, Tom Moreira Leite, vice-presidente, Cristina Franco, membro do Conselho, e Silvana Buzzi, diretora executiva.

De acordo com Friedheim, Meira trata de “oito eixos muito importantes que transformam a vida das empresas e dos empreendedores: estratégia e inovação, o dilema das redes, futuro do trabalho, transformação digital e outros assuntos relevantes”.

A ideia de que inovação é naturalmente relacionada a tecnologia foi dissipada pelo especialista. Ao falar de inovação, Meira fez referência a “uma definição muito simples, dada por Peter Drucker, no início dos anos 70. Inovação é a mudança do comportamento de agentes no mercado como fornecedores e consumidores de qualquer coisa”, disse.

A pandemia impôs a todos, pessoas e empresas, a necessidade de aprender em meio a um cenário caótico. Na visão de Meira, é um “modo ABC – Aprendizado Baseado no Caos -, onde o caos não é o método para aprender, é a licença para errar”.

E nesse caos provocado pela Covid-19, segundo o cientista, o mundo físico desapareceu por um tempo, e junto com ele o cliente, dando lugar ao mundo digital. “O que levaria anos para se estabelecer, levou meses”, ressaltou.

Ainda segundo o especialista, rearticulamos o mundo ao nosso redor. “O mundo físico estendido, aumentado, habilitado pelo digital, articulado e orquestrado pelo social, em tempo quase real, passou a ser o novo espaço onde a gente vive e convive. Em parte ele já era, só que passou a ser para muito mais gente. É o espaço que eu chamo de fidigital, a combinação do físico com o digital e o social, em tempo quase real”, concluiu.

Clique aqui e acesse todas as apresentações da ABF Franchising Week Digital 2020.

Imagem: ABF/Reprodução live ABF Franchising Week Digital