O cenário brasileiro é o melhor possível

O cenário brasileiro é o melhor possível

Por Paulo Gratão

Alex Garland, diretor internacional da Earl Enterprise, revela planos de trazer marcas famosas para o Brasil ainda este ano, como a Planet Hollywood, amparado pelo otimismo
do mercado

Pouco mais de um mês após o resultado das últimas eleições, Alex Garland veio ao Brasil. O executivo é o nome por trás da renovação e reposicionamento da marca Planet Hollywood, famosa nos anos 1990, e criada pelos astros Bruce Willis, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger.

Atualmente, ele é diretor internacional da Earl Enterprise, que é presidida por Robert Earl, e tem em seu portfólio a própria Planet Hollywood, a Earl of Sandwich e rede de comida italiana Buca di Beppo. Garland veio participar do evento Franchise Showcase International 2018, promovido pela consultoria Global Franchise, Banco do Brasil e Kick Off Consultores Associados.

O executivo tem trabalhado para reproduzir os modelos na Europa, no Oriente Médio e na Índia. Foi uma tarefa difícil: a Buca di Beppo esta bem estabelecida, com mais de 100 restaurantes espalhados pelos Estados Unidos, e o mais bem-sucedido estabelecimento da Earl of Sandwich, em Walt Disney World, em Orlando, fatura mais de US$ 10 milhões por ano, afirma.

O próximo destino é o Brasil. O executivo norte-americano acredita que o otimismo pode ajudar a expandir os negócios localmente. Estudos realizados mostram um potencial de abertura de trás a cinco unidades da Planet Hollywood e de ati 100 unidades da Earl Sandwich. Gallard conversou com a reportagem da Revista Franquia & Negócios sobre as perspectivas de expansão no Brasil. Confira:

Como você enxerga o atual cenário brasileiro?
O cenário é o melhor possível pelo que pude ver. O Brasil esta saindo de uma longa crise, e com grande potencial de crescimento para os próximos anos.

Você acredita que o novo governo pode beneficiar a abertura de empresas?
Pelas pesquisas que recebi sobre o futuro governo, percebi que deve voltar a gerar emprego, e isso, sem dúvida, vai incentivar a abertura de negócios.

Qual o potencial brasileiro para as marcas do grupo?
A Earl Enterprises tem diversas marcas no seu portfólio, sendo que pretendemos trazer a Planet Hollywood Restaurant, a Earl of Sandwich, a Buca di Beppo e a Planet Hollywood Hotels. Existe potencial para todas essas marcas, pois são conceitos inéditos no Brasil e de grande sucesso em diversos países.

Quais os desafios que você enxerga para a implementação dessas marcas no País?
O maior desafio é encontrar operadores que conheçam bem o mercado brasileiro de alimentação para implementar com sucesso e fazer as adaptações necessárias para poder crescer no País.

Qual vai ser o modelo de expansão?
Vai depender de cada marca. Para as marcas Planet Hollywood Restaurant e Planet Hollywood Hotels, a ideia é vender franquias unitárias ou de desenvolvimento de área, isto é, um mesmo operador implantando algumas unidades no Brasil. Prevemos abrir cerca de cinco restaurantes no Brasil e uma ou duas unidades dos hotéis. Para as marcas Earl of Sandwich e Buca di Beppo, buscamos um franqueado master para todo o País, algum com expertise nas áreas de casual dinning e de fast casual.

Quais as diferenças entre os mercados norte-americano e brasileiro? O que precisa ser adaptado no negócio?
Não existem grandes diferenças. São pequenas adaptações no menu para se adequar ao gosto brasileiro. O tamanho dos sanduíches, por exemplo. No caso do Earl of Sandwich, as unidades deverão ser menores no Brasil, e o mesmo com relação à opação de pratos do Buca di Beppo. Também os tamanhos dos restaurantes deverão ser menores no Brasil, para se adequar ao mercado imobiliário local.

Ainda sobre o futuro governo, o Brasil recentemente aprovou a reforma trabalhista. Como você vê isso?
Isto foi muito importante para o mercado de alimentação, que exige flexibilidade de horários e turnos. Vemos como uma excelente notícia.

Quais são as características de uma marca que consegue sucesso internacional?
Para ser bem-sucedida internacionalmente, uma marca deve ter um conceito único, deve ganhar visibilidade nos melhores locais do mundo, se adequar a muitos países diferentes, e ser desejada pelos consumidores. Isto ocorre com todas as nossas marcas que foram escolhidas a dedo para o Brasil.