Início Notícias ABF Rio Marcas cariocas são destaque em noite de premiação da ABF

Marcas cariocas são destaque em noite de premiação da ABF

Marcas cariocas são destaque em noite de premiação da ABF

O Estado do Rio mostra a representatividade no Franchising e ganha destaque na cerimônia de entrega do Selo de Excelência em Franchising (SEF) e no Prêmio ABF Destaque Franchising 2018, realizado pela ABF nacional no último dia 20 de abril.

Este ano, em sua 28ª edição do Selo de Excelência em Franchising, a chancela contemplou 22 franquias do Rio de Janeiro. O selo representa o reconhecimento da qualidade e excelência da empresa em relação à sua atuação como franqueadora e visa estimular sua evolução no mercado por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo dessas redes no franchising.

Para a presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino, a cada ano as marcas estão se profissionalizando ainda mais e, com isso, o franchising evolui. “O Selo de Excelência da ABF é o mais importante do franchising no País. Além de ser uma honra, serve como um estímulo para todas as franquias melhorarem ainda mais”, destaca a presidente.

A pesquisa do SEF, realizada com os franqueados das marcas inscritas, revelou que as redes que conquistaram o Selo em 2018 dedicaram-se intensamente ao fortalecimento da relação franqueador – franqueado e trabalharam ainda mais próximas de seus parceiros de negócios, com foco apurado nos indicadores de performance das unidades. Essas marcas investiram continuamente na consultoria de campo, nas ferramentas de marketing e nas redes sociais com o objetivo de ficarem mais próximas dos consumidores e dos franqueados.

Nesta 28ª edição do SEF, houve um recorde de redes participantes e chanceladas de todo o País. Inscreveram-se 251 marcas, 248 concorreram à chancela (três participaram apenas da pesquisa) e 218 a conquistaram. Para tanto, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com franqueados, um recorde também.

O SEF é dividido em três categorias, de acordo com o número de franqueados da rede e com o tempo de atuação no franchising: Categoria Pleno, para marcas com mais de dois anos operando no mercado e mais de 10 franqueados; Categoria Sênior, para marcas com mais de cinco anos no mercado e com 30 ou mais franqueados e Categoria Mâster, para marcas com mais de 10 anos e mais de 60 franqueados.

Confira a lista completa das redes do Rio de Janeiro chanceladas pelo SEF, em ordem alfabética:

 

MASTER SENIOR PLENO
ASTRAL CLUBE MELISSA BILLY THE GRILL BURGER & GRILL
CCAA DROGARIAS MAX CULTURA INGLESA
DOMINO`S PIZZA LUBRAX + ESPETTO CARIOCA
KONI STORE PELLO MENOS DEPILAÇÃO ORTHOPRIDE
MEGAMATTE SPÉ O SPA DO PÉ OUTER. SHOES
SPOLETO VIA MIA PELO ZERO DEPILAÇÃO
YES ! – CURSO DE IDIOMAS WERNER COIFFEUR TOUCH
VIZINHANDO GASTRONOMIA DE BAR

 

Prêmio ABF Destaque Franchising

Além do Selo de Excelência, desde 2012, a ABF promove o Prêmio ABF Destaque Franchising que é um reconhecimento a marcas e profissionais que, por meio de sua atuação, contribuíram para o desenvolvimento sustentável do setor.

Seis categorias compõem o Prêmio: Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Personalidade do Franchising, Sustentabilidade, Trabalho Acadêmico e Jornalismo – dividida nas subcategorias Jornal, Revista, Mídia Digital, Mídia Regional e Sustentabilidade.

Duas marcas do Rio ganharam na categoria Sustentabilidade:

Na Categoria Sênior, a vencedora é a rede Spé, o Spá do Pé, por meio do seu Centro de Aprimoramento Técnico Social. O propósito da empresa com a iniciativa é treinar e aperfeiçoar os profissionais da rede franqueada, oferecendo atendimento a pacientes que não possuem condições de arcar com o tratamento realizado nas lojas Spé, o Spa do Pé. Além disso, são realizados procedimentos em pacientes com pé diabético, úlceras plantares e até com amputações por uma equipe multidisciplinar. Através deste trabalho realizado nos últimos sete anos, surgiu a SBEP (Sociedade Brasileira de Estudos Podológicos), implantada em março deste ano, com foco na disseminação do conhecimento das patologias dos membros inferiores através de cursos por profissionais especializados.

Já na Categoria Máster, o 1º lugar ficou com a rede Megamatte. Em janeiro de 2017, a rede se tornou signatária do Pacto Global, da ONU, unindo-se à comunidade empresarial internacional na adoção de práticas de negócios ligados a valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, detalhados em dez princípios. A partir deste marco, toda gestão da Megamatte foi adequada para dialogar com essas práticas e impactar de modo responsável todos os públicos com quem a empresa se relaciona, e também o meio ambiente.

Jornalismo e Academia

As melhores reportagens em cinco subcategorias, produzidas em 2017, consagraram os vencedores na Categoria Jornalismo do Prêmio ABF Destaque Franchising. Nesta edição foram inscritas mais de 130 matérias e pelo segundo ano consecutivo, a categoria Sustentabilidade premiou o jornal carioca O Globo. A repórter Ana Carolina Diniz levou o prêmio de R$ 5 mil com a reportagem “Mão de obra refugiada”.

A jornalista Ana Carolina Diniz, do Jornal O Globo e a presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino

Os demais premiados foram: Jornal Impresso, Katia Simões, do Valor Econômico, com a reportagem “Ferramentas do futuro ajudam a alavancar negócios”. Em Revista, Claudia Rolli, em colaboração para a Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), autora da matéria “Os segredos dos franqueados nota 10”. Na Mídia Digital, Márcia Rodrigues, colaborando para o portal UOL, com a matéria “Teste para quem quer abrir uma franquia inclui lavar carro e entregar pizza”. Na Mídia Regional, Flavia Kurotori e Gabriel Russini, do Diário do Grande ABC (sediado em Santo André – SP), autores da matéria “Na crise, número de franquias cresce 9%”.

Com a tese “Classificação de Métodos de Previsão de Demanda para Novos Produtos: Estudo no Sistema Brasileiro de Franquias”, Guilherme Fernando Ribeiro é o vencedor do Prêmio ABF Destaque Franchising na Categoria Trabalho Acadêmico. Ribeiro apresentou sua dissertação de mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

Vencedores na Categoria Jornalismo e Trabalho Acadêmico do Prêmio ABF Destaque Franchising