Início Notícias 4º dia da ABF Franchising Week une moda, cosméticos e mulheres

4º dia da ABF Franchising Week une moda, cosméticos e mulheres

4º dia da ABF Franchising Week une moda, cosméticos e mulheres
Letícia Malta: inspirações e tendências

Em torno dos temas centrais “Inspiração”, “Transformação”, “Agregando Valor” e “Inovação”, profissionais do setor participaram do 7º Simpósio de Franquia de Moda e Cosméticos ABF, primeiro dos três eventos desta quinta-feira da ABF Franchising Week, que avançou pelo quarto dia. A presidente da ABF Cristina Franco abriu o evento, conduzido por Celina Kochen, coordenadora do Comitê de Moda da ABF. À tarde, o público acompanhou o Seminário Franchising Emergente e o 4º Simpósio Mulheres do Franchising.

4º dia da ABF Franchising Week une moda, cosméticos e mulheres
Celina Kochen, coordenadora do Comitê de Moda da ABF

O modo pelo qual as empresas hoje buscam inspirações e tendências para seus produtos foi tema da palestra de Letícia Malta, vice-presidente executiva da WGSN Mindset Brasil. Para a executiva, as marcas devem atuar com foco em “customização, conveniência, exclusividade e surpresa” para oferecer uma nova experiência aos seus clientes. Já a maneira “como o mercado têxtil busca se reinventar no produto e no relacionamento com seus clientes” foi o tema tratado por Vanessa Covolan, responsável pelo marketing da Canatiba.

4º dia da ABF Franchising Week une moda, cosméticos e mulheres
“Agregando Valor”: painel com Carlos Zilli, Alberto Lowndes e Ronaldo Fraga (a partir da esq.)

“Agregando Valor – O segmento de aviamentos também se aprimora para agregar valor ao seu produto”, painel moderado por Carlos Zilli, membro do Conselho de Associados da ABF, trouxe os cases da Haco, de Alberto Lowndes, e da Fraga, de Ronaldo Fraga.

4º dia da ABF Franchising Week une moda, cosméticos e mulheres
Vitorino Campos (centro) e Alberto Hiar durante o painel moderado por Celina Kochen

Encerrando o simpósio, Alberto Hiar, o “Turco Loco”, fundador da Cavalera, e Vitorino Campos, estilista da Animale, mostraram “a nova forma de construir coleções e o novo formato de semanas de moda”.

4º dia da ABF Franchising Week une moda, cosméticos e mulheres
André Friedheim comanda painel com Marcelo Farrel, Eduardo Felix, Filipe Sisson e Isaías de Oliveira

Franchising Emergente

Evento lançado pela ABF na Franchising Week, o Seminário Franchising Emergente abordou as estratégias, desafios e lições de grandes franqueadoras sobre “Como conquistar as 100, 300, 500, 1.000 unidades”.

Eduardo Felix (Chilli Beans), Isaías de Oliveira (Chiquinho Sorvetes), Filipe Sisson (iGUi), Marcelo Farrel (Bob’s) participaram do painel moderado por André Friedheim, diretor internacional da ABF.

De acordo com Sisson, há ao menos três condições mínimas essenciais para uma rede com centenas de unidades: “Know-how, com propósito muito forte e política muito firme para o desenvolvimento do negócio; suporte, que acompanhe toda a rede, e comunicação, que envolva a todos”.

Inspiradoras: Alcione Albanesi, Cleusa Maria da Silva e Geovana Donella no painel conduzido por Paola Tucunduva (a partir da esq.)

Mulheres do Franchising

O 4º Simpósio Mulheres do Franchising enfocou o empoderamento feminino nos negócios e apresentou trajetórias inspiradoras, construídas com sonhos, paixão, determinação, competência, foco e muito trabalho. Para Cristina Franco, a multiplicidade da atuação feminina faz a diferença. “A gente consegue fazer de tudo um pouco nessa nossa multiexpressão, que é o fato de ser mulher, mãe e boa para fazer negócios”, afirmou.

Fabiana Estrela, diretora do Comitê Mulheres do Franchising, falou a respeito da relação entre diversidade e equidade nas empresas.  “Não consigo imaginar um ambiente de inovação e de adaptabilidade às mudanças que não conte com diversidade entre as pessoas que trabalhem no negócio”, ressaltou.

O painel “Liderança feminina e o empoderamento da mulher nos negócios. A hora é essa! Desafios, oportunidades e conquistas de mulheres referência no franchising e outros mercados” trouxe as histórias de Alcione Albanesi, criadora da FLC, fábrica de lâmpadas líder do mercado, à frente das multinacionais; Cleusa Maria da Silva, ex-boia fria e empregada doméstica, fundadora da Sodiê Doces, maior franquia de bolos do Brasil; Geovana Donella, matemática, conselheira de grandes empresas, empreendedora no franchising e CEO da Donella & Partners  “Acreditar é o primeiro passo. É preciso entender que não é fácil vencer. Eu nunca tive dúvida de que eu venceria. Ninguém chega aonde eu cheguei se não for com trabalho”, afirmou Cleusa.

O painel moderado por Paola Tucunduva e Tânia Zanin, coordenadora do Comitê Mulheres do Franchising, encerrou o evento.

Fotos: Keiny Andrade