ABF, a quarta edição do Simpósio de Franquia de Moda e Cosméticos da
ABF. Diante de um auditório lotado de empresários e profissionais destes
dois segmentos, os palestrantes convidados apresentaram uma programação
rica em conteúdo, com temas relevantes ao dia a dia das empresas de
franquia, além de cases de muito sucesso de suas redes.
franchising, iniciou as atividades, ressaltando a importância do evento.
`A nossa intenção hoje é que todos aproveitem bastante o conteúdo e
haja uma grande troca de informações entre as empresas`, afirmou a
consultora que é também Coordenadora do Comitê de Moda e Cosméticos da
ABF e uma das idealizadoras do Simpósio.
para acessórios pessoais e calçados e 18,5% em vestuário. Já o setor de
cosméticos e perfumaria teve um crescimento de 17,6% em 2012, em
comparação com 2011. `Ou seja, são segmentos que representam quase 60%
no setor de franchising`, reforçou Cristina Franco, presidente da ABF,
em seu discurso.
detentor das redes de acessórios Morana e Balonè, dentre outras -,
abordou, em sua palestra, o funcionamento do processo de seleção de
franqueados das marcas que fazem parte da franqueadora e respondeu às
dúvidas dos participantes. O diretor falou sobre a relação entre marca e
produto e o passo a passo para conseguir bons franqueados. `Se você
seleciona um franqueado com qualidade, a sua marca crescerá com mais
qualidade ainda`.
Dentre os fatores de sucesso para uma boa seleção, Jae
destacou a importância de ter uma estrutura de expansão interna, que
fomenta o maior número de candidatos e identifica aqueles que serão
passíveis de aceitação. Toda essa estrutura deve estar atrelada ao
núcleo de comunicação, assessoria de imprensa e divulgação da marca.
`Investimos em tudo que possa dar credibilidade para nossas marcas,
assim, conseguimos identificar somente os melhores para nosso time`,
afirmou.
Dentre os diversos programas que a rede oferece, os participantes do Simpósio se interessaram bastante em saber um pouco mais sobre o `Programa de formação do sucessor`. `Se o franqueado construiu uma história de vida conosco, queremos e devemos investir em capacitar, com as devidas competências, o seu filho, o seu sucessor`, finalizou.
Através de vídeos e apresentações, Caito adiantou, inclusive, duas novidades sobre a rede para 2013: a inauguração de uma loja conceito `flagship`, de 700m², localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo e a realização da próxima Convenção da marca, em uma ilha, de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. `Investimos muito em marketing, acredito que é um dos nossos grandes cases. Nós, que atuamos no varejo, constantemente precisamos nos atualizar, temos que acompanhar as tendências e continuar conquistando nosso público`, afirmou.
Já Andresa Grimas, especialista em gestão de pessoas, também ressaltou pontos interessantes do evento. `Vale explanar sobre a diversidade dos temas, muito bem escolhidos, e que atingiram, e muito, às expectativas de todos nós. Espero estar presente nas próximas edições`, afirmou.