Início Notícias ABF em Ação 4ª edição do Simpósio de Moda e Cosméticos da ABF foi um sucesso!

4ª edição do Simpósio de Moda e Cosméticos da ABF foi um sucesso!

2013 Simpósio de Moda ABF

No dia 20 de março, aconteceu, no Centro de Capacitação e Eventos da
ABF, a quarta edição do Simpósio de Franquia de Moda e Cosméticos da
ABF. Diante de um auditório lotado de empresários e profissionais destes
dois segmentos, os palestrantes convidados apresentaram uma programação
rica em conteúdo, com temas relevantes ao dia a dia das empresas de
franquia, além de cases de muito sucesso de suas redes.

2013 Simpósio de Moda ABF

Assim como nos anos anteriores, Celina Kochen, consultora de varejo e
franchising, iniciou as atividades, ressaltando a importância do evento.
`A nossa intenção hoje é que todos aproveitem bastante o conteúdo e
haja uma grande troca de informações entre as empresas`, afirmou a
consultora que é também Coordenadora do Comitê de Moda e Cosméticos da
ABF e uma das idealizadoras do Simpósio.

2013 Simpósio de Moda ABF

A participação destes segmentos no faturamento do setor foi de 14,8%
para acessórios pessoais e calçados e 18,5% em vestuário. Já o setor de
cosméticos e perfumaria teve um crescimento de 17,6% em 2012, em
comparação com 2011. `Ou seja, são segmentos que representam quase 60%
no setor de franchising`, reforçou Cristina Franco, presidente da ABF,
em seu discurso. 

2013 Simpósio de Moda ABF

Na primeira parte do evento, Jae Ho Lee, diretor do Grupo Ornatus –
detentor das redes de acessórios Morana e Balonè, dentre outras -,
abordou, em sua palestra, o funcionamento do processo de seleção de
franqueados das marcas que fazem parte da franqueadora e respondeu às
dúvidas dos participantes. O diretor falou sobre a relação entre marca e
produto e o passo a passo para conseguir bons franqueados. `Se você
seleciona um franqueado com qualidade, a sua marca crescerá com mais
qualidade ainda`.

Dentre os fatores de sucesso para uma boa seleção, Jae
destacou a importância de ter uma estrutura de expansão interna, que
fomenta o maior número de candidatos e identifica aqueles que serão
passíveis de aceitação. Toda essa estrutura deve estar atrelada ao
núcleo de comunicação, assessoria de imprensa e divulgação da marca.
`Investimos em tudo que possa dar credibilidade para nossas marcas,
assim, conseguimos identificar somente os melhores para nosso time`,
afirmou.

2013 Simpósio de Moda ABF

Já a rede O Boticário, marca de perfumaria e cosméticos, trouxe para a edição 2013 do Simpósio toda a sua experiência em capacitação e gestão de treinamentos. A rede possui quase 3.500 pontos de vendas pelo país e está há 36 anos no mercado. Janine Araújo, coordenadora de treinamento de gestão da empresa, apresentou os desafios de treinar os colaboradores e ainda manter a qualidade de atendimento das marcas. Segundo ela, o cargo de `multiplicadora`, criado há alguns anos para atender à necessidade da rede de disseminar o conhecimento, é um dos fatores de sucesso do atual modelo da gestão. `Somos muito mais que treinamentos. Desenvolvemos processos e ações que envolvem as pessoas, garantindo assim o alinhamento estratégico e mantendo a essência da marca`, ressaltou a coordenadora.

Dentre os diversos programas que a rede oferece, os participantes do Simpósio se interessaram bastante em saber um pouco mais sobre o `Programa de formação do sucessor`. `Se o franqueado construiu uma história de vida conosco, queremos e devemos investir em capacitar, com as devidas competências, o seu filho, o seu sucessor`, finalizou.

2013 Simpósio de Moda ABF

Para enriquecer ainda mais o conteúdo do Simpósio, Caito Maia, presidente e fundador da Chilli Beans, rede de óculos e acessórios, contou, em uma palestra bastante descontraída, o case de sucesso da sua empresa. Com mais de 450 pontos de venda no Brasil, a rede também está presente nos Estados Unidos, Portugal, Angola, Colômbia e Kuwait. O presidente contou um pouco sobre a sua trajetória de vida, como nasceu o `estilo` Chilli Beans e relembrou histórias que fizeram parte da formação e consolidação da marca.

Através de vídeos e apresentações, Caito adiantou, inclusive, duas novidades sobre a rede para 2013: a inauguração de uma loja conceito `flagship`, de 700m², localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo e a realização da próxima Convenção da marca, em uma ilha, de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. `Investimos muito em marketing, acredito que é um dos nossos grandes cases. Nós, que atuamos no varejo, constantemente precisamos nos atualizar, temos que acompanhar as tendências e continuar conquistando nosso público`, afirmou.

2013 Simpósio de Moda ABF

De um modo geral, o Simpósio foi bastante enriquecedor e os palestrantes puderam compartilhar informações e sanar muitas dúvidas dos participantes. As apresentações curtas e um grande espaço de tempo para que os participantes pudessem interagir com os especialistas, contribuíram para o sucesso do evento. `Adorei! Desde a experiência com seleção do Grupo Ornatus, a estrutura organizacional de O Boticário e a visão moderna e descontraída do Caito. Com certeza, levarei ótimas informações e lições para a minha rede, deste dia tão produtivo`, afirmou Luiz Franco, gerente regional de franchising da L`acqua di Fiori.

Já Andresa Grimas, especialista em gestão de pessoas, também ressaltou pontos interessantes do evento. `Vale explanar sobre a diversidade dos temas, muito bem escolhidos, e que atingiram, e muito, às expectativas de todos nós. Espero estar presente nas próximas edições`, afirmou.

Simpósio de Moda 2013