Intensa programação e conteúdo variado marcam evento da IFA

Que Las Vegas é uma das cidades com maior variedade de alternativas para diversão e entretenimento do mundo, isso não resta a menor dúvida. Por outro lado, nos últimos dois dias, também tem se mostrado extremamente rica em conteúdo e informação. Esta tem sido a constatação de todos que estão acompanhando a 53ª Convenção da IFA (International Franchise Association).

Logo no primeiro dia, o encontro apresentou uma gama imensa de palestras, mesas redondas e painéis, todos recheados de experiências e casos a serem absorvidos pela delegação brasileira.

Conferência da IFA, em Las Vegas, nos EUA

Mesmo antes da abertura, o grupo liderado pela ABF já buscava conteúdo. Na primeira apresentação, `International Summit`, um resumo daquilo que deve ser observado ao se arriscar em território internacional. Os perigos e desafios da expansão para fronteiras distantes da terra natal foram esmiuçados por especialistas bastante experientes. Também trouxeram uma grande contribuição no campo jurídico, alertando para a importância de se entender as diferenças legais entre um país e outro.

Na abertura oficial, conduzida por Steve Romaniello, First Vice Chairman da IFA, um panorama geral da conferência, dos temas que seriam abordados durante os três dias, assim como algumas homenagens e prêmios àqueles que se destacaram em 2012.

Conferência da IFA, em Las Vegas, nos EUA

Entre outras autoridades, destaque para a prefeita de Las Vegas, Carolyn Goodman, que foi muito simpática, calorosa e enfatizou a importância do sistema de franchising não só para a economia do município, como também para a nação.

Conferência da IFA, em Las Vegas, nos EUA

Steve Caldeira, Presidente da IFA, também agradeceu a presença de todos , fez um relato sobre a pujança do setor e da contribuição que vem sendo dada para a recuperação da economia nos EUA e citou os inúmeros programas que a entidade conduz, entre eles aquele que promove a inclusão de veteranos das forças armadas no mercado de trabalho. Steve também fez questão de destacar a importância da comunicação e da imprensa no fomento de um franchising mais sólido e mais representativo no cenário nacional.

Em seguida, o ponto alto do dia, a palestra de Condoleezza Rice, ex Secretária de Estado dos EUA e atual professora de Stanford. Neste momento, o auditório contava com cerca de 3 mil e 500 espectadores, completamente lotado. Em sua apresentação, Condoleezza contou um pouco de sua participação no  governo e de como se sentia mais aliviada por, em suas próprias palavras, `Não mais ser a responsável pelo que lê nas notícias do dia, estampadas nos jornais`, brincadeira que foi muito bem recebida pelos ouvintes.

Conferência da IFA, em Las Vegas, nos EUA

A ex Secretária também lembrou que o país sofreu dois grandes impactos muito recentemente, o que trouxe mudanças irreversíveis no comportamento da sociedade americana: o 11 de Setembro e a crise de 2008. Um abalou a segurança da nação na questão da vulnerabilidade física e o outro na econômica. Traçou um paralelo pedindo a todos, governo e iniciativa privada, uma reforma tributária, de imigração, sem esquecer da importância da educação na construção de um futuro mais justo e responsável. `Não importa de onde viemos e sim para onde vamos`, finalizou Condoleezza, lembrando que os EUA é um país de imigrantes.

A parte da tarde contou ainda com uma palestra que discorreu sobre os 10 erros que não podem ser cometidos pelos novos franqueadores e uma visita à feira que apresenta as principais soluções e produtos destinados à franqueados e franqueadores.

À noite, o grupo se reuniu novamente para um coquetel oferecido em homenagem às delegações internacionais.

Conferência da IFA, em Las Vegas, nos EUA

No segundo dia, a sessão
principal foi aberta com um enorme café da manhã continental, intercalado com
homenagens, prêmios e apresentações. Destaque para um emocionante vídeo que foi
apresentado e que mostrava a relevância do programa desenvolvido pela IFA e que
reinclui no mercado de trabalho os veteranos de guerra. No documentário,
depoimentos e histórias de ex combatentes que hoje são franqueados ou trabalham
no franchising espalhados por todo o território americano. Vários presentes se
emocionaram.

A TV Franchising também
acompanhou a delegação e fez diversas entrevistas com aqueles que viajaram no
grupo.

Conferência da IFA, em Las Vegas, nos EUA

Como a programação de
apresentações é muito vasta, a delegação da ABF selecionou, aquelas que fossem
mais interessantes para a realidade brasileira. Naquelas que foram escolhidas,
a ABF providenciou tradução simultânea para facilitar a absorção de todo o
conteúdo. A escolhida pelo grupo para a parte da manhã foi `Business Valuations
Exit Planning`, em português, `Avaliação de Negócios e Planejamento de
Saída`.

Na parte da tarde, o grupo teve
que se dividir para acompanhar as inúmeras mesas redondas que aconteciam
simultaneamente.

Conferência da IFA, em Las Vegas, nos EUA

À noite, um dos momentos mais
aguardados pela delegação: o jantar no restaurante Stratosphere, uma das mais
lindas vistas do mundo.

Conferência da IFA, em Las Vegas, nos EUA

Assim que chegou, o grupo se
encantou com a paisagem noturna de Las Vegas. Alguns dos membros da delegação
se arriscaram em saltar de bung jump, no `Elevador` ou mesmo no `Insanity`, um
brinquedo que desafia a coragem dos mais destemidos.

Conferência da IFA, em Las Vegas, nos EUA

 Sem dúvida, um momento inesquecível!

Conferência da IFA, em Las Vegas, nos EUA