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Primeiro painel da 20ª Convenção ABF debate o franchising atual e suas perspectivas

Primeiro painel da 20ª Convenção ABF debate o franchising atual e suas perspectivas
(A partir da esq.) André Friedheim (ABF/Café do Ponto), Renata Vichi (Grupo CRM), Ricardo Bomeny (ABF/BFFC) e Rogério Barreira (Arcos Dorados/McDonald's) no Grande Debate do Franchising

Moderado por André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising, bate-papo contou com a participação de representantes de marcas consagradas do foodservice brasileiro.

21/10/2022

Três representantes de empresas consagradas do franchising brasileiro marcaram presença no primeiro painel da 20ª Convenção ABF do Franchising nessa quinta-feira (20). Moderado pelo presidente da entidade, André Friedheim, o bate-papo descontraído contou com a presença de Renata Vichi, CEO do Grupo CRM, detetor das marcas Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffee; Ricardo Bomeny, presidente do Conselho da ABF e CEO do Grupo BFFC, que integra o Bob´s, Yoggi, Pizza Hut e KFC; e Rogério Barreira, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, do McDonald’s.

Os três executivos afirmaram que, mesmo em tempos desafiadores, como os da pandemia, as redes cresceram. E para 2022, as perspectivas são ainda mais animadoras. “Já temos 900 lojas e nosso crescimento passa pela expansão de pontos físicos e, também, por todo o ecossistema que criamos com base nos dados dos clientes”, afirmou Renata, do Grupo CRM. Tal informação foi corroborada por Friedheim, que disse que, segundo os levantamentos realizados pela ABF, o segmento de Alimentação  Foodservice se destacou, tanto no que se refere ao aumento do número de unidades, quanto em termos de faturamento.

E muito disso se deveu, sobretudo, aos investimentos na tecnologia, inovação, visando, especialmente, a omnicanalidade, temas bastante repetidos durante o bate-papo. Para os três, estes têm sido focos estratégicos para atender o atual consumidor, que quer disponibilidade e experiência independentemente de qual seja o canal de venda.

No Bob’s e McDonald’s, as novas tecnologias podem ser percebidas nas lojas. São várias as inovações no ponto de venda à disposição de um consumidor cada vez mais conectado. “Estamos desenvolvendo o Bob’s Conecta, em que o cliente poderá fazer seu pedido via aplicativo ou, até mesmo, no drive-thru e poderá fazer a retirada do pedido no balcão ou em lockers especialmente desenvolvidos para este fim. Também investimos no design das lojas, tornando-as ‘instagramáveis’. Percebemos que o ponto de venda faz, também, total diferença no nosso negócio”, afirmou Bomeny.

Os executivos compartilharam ainda experiências em temas sensíveis como abertura de capital, ingresso de venture capital em redes de franquia, o desafio do turnover no varejo e conselho de franqueados. O Grupo CRM compartilhou a experiência de ter um fundo de venture capital como sócio há dois anos.

Em relação ao turnover, o segmento de fastfood é tido, por muitos, como a porta de entrada para o primeiro emprego. Barreira, do McDonald’s, afirmou que a rede tem desenvolvido políticas de retenção que levam muito em consideração a possibilidade de “o colaborador poder ser ele mesmo”, com suas particularidades e preferências. “Um bom treinamento e o respeito ao colaborador são as chaves para enfrentar o turnover no fast food que é muito alto. Desta forma, ele se sente acolhido e tem vontade de ficar na empresa, de crescer ali dentro”, disse. Além disso, ainda citou a evolução nos treinamentos e se referiu a ele mesmo como exemplo, já que iniciou na rede como atendente, anos atrás.

Para finalizar, Friedheim pediu que cada um oferecesse um insight sobre o futuro. Barreira, da Arcos Dorados, salientou a importância de ouvir o cliente e de continuar apostando na tecnologia. “Precisamos saber, exatamente, o que o cliente necessita, bem como focar na transformação digital e ir a fundo, não fazendo por fazer”.  Já Bomeny, da BFFC, citou a importância de algo que ele pratica em todos os âmbitos de sua vida. “É preciso persistir e perseguir os sonhos. Quem deseja crescer, seja no que for, não pode desanimar”. Renata, do CRM, por sua vez, afirmou a relevância da comunicação para obter o engajamento dos stakeholders. “Precisamos não ter medo de ‘conversas corajosas’ com todos. A comunicação honesta e franca é fundamental para que mantenhamos um time engajado e com vontade de crescer”, finalizou.

Maior encontro do setor de franquias do País, a Convenção ABF vai até o próximo dia 23, reunindo mais de 800 participantes, entre franqueadores, franqueados, fornecedores e demais stakeholders do mercado.

Foto: Keiny Andrade