Início Notícias 1º Congresso Internacional de Franchising ABF compartilha experiências mundiais do setor

1º Congresso Internacional de Franchising ABF compartilha experiências mundiais do setor

Cristina Franco, presidente da ABF discursa na abertura do Congresso

Compartilhamento de experiências mundialmente bem-sucedidas e estímulo às melhores práticas no franchising são alguns dos objetivos que norteiam o 1º Congresso Internacional de Franchising ABF, que teve início hoje, 24 de abril, em São Paulo. O evento reúne até amanhã, 25, no Hotel Hilton, alguns dos principais líderes do setor para partilhar conteúdos relevantes de gestão de redes e as principais tendências do franchising global.

Durante o discurso de abertura, Cristina Franco, presidente da ABF, ressaltou aos congressistas o bom momento do franchising brasileiro e a importância da inclusão do Congresso no calendário anual de eventos da Associação. “O nosso jeitinho brasileiro de fazer franchising tem conquistado uma posição de destaque ao redor do mundo e pretendemos, com o Congresso, agregar ainda mais conhecimento para o desenvolvimento e a ascensão das redes de franquias nacionais”, afirmou Cristina. A presidente aproveitou a ocasião para relembrar os números do franchising nacional que em 2013 faturou R$ 115 bilhões, um crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior.

Troca de informações entre palestranstes e participantes norteiam os debates no Congresso 
 

O eixo estrutural do Congresso é a troca de informações entre palestrantes e participantes. Por esse motivo, a convite de Cristina, estiveram também no palco para uma breve apresentação Steve Caldera, presidente da Internacional Franchise Association (IFA) e Ricardo Young, vereador da cidade de São Paulo, compartilhando informações internacionais e políticas acerca do franchising. Além disso, Graham Billings, do World Franchise Council, repercutiu com todos algumas informações sobre a primeira reunião de 2014 do WFC realizada esta semana na capital paulista.

“Nós somos o Brasil que dá certo, nós somos persistentes. Essa troca nas esferas política e internacional é muito importante para potencializar o resultado e o crescimento do franchising como um todo”, finalizou Cristina.

1ª ABF Expo Business

Em paralelo ao Congresso, acontece também a 1ª edição da ABF Expo Business, feira de negócios e serviços para o franchising. As marcas expositoras são: Admix Bematech, Caixa Econômica Federal, HSBC, Lamônica Comunicação Integrada, Portal do Franchising, Raízes Soluções, Santander, Veriz Tecnologia e Vestes. Durante o evento, os congressistas poderão visitar os estandes e conhecer um pouco mais sobre as novidades que as empresas oferecem para as franquias.

Palestras e Paineis

Nir Kshetri, professor da Bryan School of Business and Economics dos EUA, comanda painel sobre Big Data

Tendências e desenvolvimento na aplicação e impactos do Big Data (BD), ou Grandes Dados, foi o tema tratado no primeiro painel do dia por Nir Kshetri, professor da Bryan School of Business and Economics dos Estados Unidos.

Segundo Kshetri, o conceito de BD envolve volume, velocidade e variedade. Mas, explica o professor, “grandes dados não são muitos dados, o importante é a variedade deles”.
Ainda de acordo com Kshetri, 90% dos dados não são estruturados, são os dados grossos, e 10% são finos, como os números. “Ambos são importantes, mas o mais importante é combiná-los. É preciso cruzar, juntar e transformar os dados”, afirma. Entre as redes de franquias que têm usado os BDs para obter vantagem competitiva, o palestrante citou o McDonalds, cujo sistema está em processo em sua rede de 35 mil lojas distribuídas em todo o mundo.

 Grandes empresários do franchising se reuniram para para debater sobre as melhores práticas do setor

No painel “Panorama do Franchising Brasileiro”, os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer os cases de sucesso de Mário Chady, presidente do Grupo Trigo, Jae Ho Lee, fundador das sete marcas do Grupo Ornatus, Eloi de Oliveira, CEO e presidente do Conselho de Administração da Flytour e Caito Maia, fundador da Chilli Beans.  

Moderados por Fátima Turci, jornalista e apresentadora da Record News, os executivos dissertaram sobre o papel do franqueador, em um bate papo descontraído que contou também com perguntas da plateia. Segundo eles, é preciso identificar as reais necessidades do franqueado e promover mudanças e adequações com rapidez.

Boletim Empreendedor ABF

Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, Sérgio Waib, apresentardor e empresário, Cristina Franco, presidente da ABF e Eros Jantsch da Bematech

Durante o Congresso, ocorreu também o lançamento do Boletim Empreendedor ABF, um canal informativo, que será transmitido diariamente pela TV Band News (Sky nos canais 25 e 225 e NET no canal 77). O apresentador e empresário Sergio Waib anunciou a novidade, que contará com o apoio da empresa Bematech. O conteúdo será focado nas principais tendências do franchising e na apresentação do sistema aos telespectadores. ‘’Trata-se de uma excelente oportunidade para que marcas conceituadas divulguem o seu negócio e mantenha o público informado sobre as novidades”, disse Waib.

ABF homenageia Aristides Newton pelo trabalho desenvolvido como diretor da regional ABF-Minas


Aristides Newton, ex-diretor da ABF-Minas, recebeu uma homenagem da presidente da ABF Cristina Franco e da atual diretora da Regional de Minas Gerais, Danyelle Van Straten, pelos 4 anos dedicados à entidade, por ser pioneiro na prática do franchising no Brasil e por compartilhar sua experiência e seu conhecimento com todos.

Case do Franchising Brasileiro – Gestão de Redes – Grupo Boticário

Artur Grynbaum, do Grupo Boticário e Juarez Leäo, diretor de cursos e eventos da ABF dissertam sobre gestäo de redes

No primeiro painel da parte da tarde, Artur Grynbaum, do Grupo Boticário, proporcionou aos congressistas uma imersão no mundo da beleza da marca, que conforme disse o empresário, ‘’é muito mais do que a beleza estética, é a beleza do negócio, da dedicação e da persistência. É o mundo do inconformismo positivo’’.

Clóvis de Barros Filho, professor e filósofo, encanta os congressistas no encerramento do primeiro dia do evento

Encerrando o primeiro dia do Congresso, Clóvis de Barros Filho, professor e filósofo, autor do livro “A vida que vale a pena”, passeou por ensinamentos de grandes pensadores sobre como as pessoas devem buscar a felicidade. Citando Aristóteles, dentre outros, o palestrante questionou a plateia sobre o ciclo da vida e as oportunidades perdidas, traçando um paralelo com o cotidiano e os valores capazes de conduzir as pessoas a uma vida mais agradável e feliz.

A programação do Congresso continua nesta sexta-feira. Acompanhe em tempo real o conteúdo das palestras e fique por dentro das novidades e principais informações do franchising mundial aqui, no Portal do Franchising.