Compartilhamento de experiências mundialmente bem-sucedidas e estímulo às melhores práticas no franchising são alguns dos objetivos que norteiam o 1º Congresso Internacional de Franchising ABF, que teve início hoje, 24 de abril, em São Paulo. O evento reúne até amanhã, 25, no Hotel Hilton, alguns dos principais líderes do setor para partilhar conteúdos relevantes de gestão de redes e as principais tendências do franchising global.
Durante o discurso de abertura, Cristina Franco, presidente da ABF, ressaltou aos congressistas o bom momento do franchising brasileiro e a importância da inclusão do Congresso no calendário anual de eventos da Associação. “O nosso jeitinho brasileiro de fazer franchising tem conquistado uma posição de destaque ao redor do mundo e pretendemos, com o Congresso, agregar ainda mais conhecimento para o desenvolvimento e a ascensão das redes de franquias nacionais”, afirmou Cristina. A presidente aproveitou a ocasião para relembrar os números do franchising nacional que em 2013 faturou R$ 115 bilhões, um crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior.
O eixo estrutural do Congresso é a troca de informações entre palestrantes e participantes. Por esse motivo, a convite de Cristina, estiveram também no palco para uma breve apresentação Steve Caldera, presidente da Internacional Franchise Association (IFA) e Ricardo Young, vereador da cidade de São Paulo, compartilhando informações internacionais e políticas acerca do franchising. Além disso, Graham Billings, do World Franchise Council, repercutiu com todos algumas informações sobre a primeira reunião de 2014 do WFC realizada esta semana na capital paulista.
“Nós somos o Brasil que dá certo, nós somos persistentes. Essa troca nas esferas política e internacional é muito importante para potencializar o resultado e o crescimento do franchising como um todo”, finalizou Cristina.
1ª ABF Expo Business
Em paralelo ao Congresso, acontece também a 1ª edição da ABF Expo Business, feira de negócios e serviços para o franchising. As marcas expositoras são: Admix Bematech, Caixa Econômica Federal, HSBC, Lamônica Comunicação Integrada, Portal do Franchising, Raízes Soluções, Santander, Veriz Tecnologia e Vestes. Durante o evento, os congressistas poderão visitar os estandes e conhecer um pouco mais sobre as novidades que as empresas oferecem para as franquias.
Palestras e Paineis
Tendências e desenvolvimento na aplicação e impactos do Big Data (BD), ou Grandes Dados, foi o tema tratado no primeiro painel do dia por Nir Kshetri, professor da Bryan School of Business and Economics dos Estados Unidos.
Segundo Kshetri, o conceito de BD envolve volume, velocidade e variedade. Mas, explica o professor, “grandes dados não são muitos dados, o importante é a variedade deles”.
Ainda de acordo com Kshetri, 90% dos dados não são estruturados, são os dados grossos, e 10% são finos, como os números. “Ambos são importantes, mas o mais importante é combiná-los. É preciso cruzar, juntar e transformar os dados”, afirma. Entre as redes de franquias que têm usado os BDs para obter vantagem competitiva, o palestrante citou o McDonalds, cujo sistema está em processo em sua rede de 35 mil lojas distribuídas em todo o mundo.
No painel “Panorama do Franchising Brasileiro”, os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer os cases de sucesso de Mário Chady, presidente do Grupo Trigo, Jae Ho Lee, fundador das sete marcas do Grupo Ornatus, Eloi de Oliveira, CEO e presidente do Conselho de Administração da Flytour e Caito Maia, fundador da Chilli Beans.
Boletim Empreendedor ABF
Durante o Congresso, ocorreu também o lançamento do Boletim Empreendedor ABF, um canal informativo, que será transmitido diariamente pela TV Band News (Sky nos canais 25 e 225 e NET no canal 77). O apresentador e empresário Sergio Waib anunciou a novidade, que contará com o apoio da empresa Bematech. O conteúdo será focado nas principais tendências do franchising e na apresentação do sistema aos telespectadores. ‘’Trata-se de uma excelente oportunidade para que marcas conceituadas divulguem o seu negócio e mantenha o público informado sobre as novidades”, disse Waib.
ABF homenageia Aristides Newton pelo trabalho desenvolvido como diretor da regional ABF-Minas
Aristides Newton, ex-diretor da ABF-Minas, recebeu uma homenagem da presidente da ABF Cristina Franco e da atual diretora da Regional de Minas Gerais, Danyelle Van Straten, pelos 4 anos dedicados à entidade, por ser pioneiro na prática do franchising no Brasil e por compartilhar sua experiência e seu conhecimento com todos.
Case do Franchising Brasileiro – Gestão de Redes – Grupo Boticário
No primeiro painel da parte da tarde, Artur Grynbaum, do Grupo Boticário, proporcionou aos congressistas uma imersão no mundo da beleza da marca, que conforme disse o empresário, ‘’é muito mais do que a beleza estética, é a beleza do negócio, da dedicação e da persistência. É o mundo do inconformismo positivo’’.
Encerrando o primeiro dia do Congresso, Clóvis de Barros Filho, professor e filósofo, autor do livro “A vida que vale a pena”, passeou por ensinamentos de grandes pensadores sobre como as pessoas devem buscar a felicidade. Citando Aristóteles, dentre outros, o palestrante questionou a plateia sobre o ciclo da vida e as oportunidades perdidas, traçando um paralelo com o cotidiano e os valores capazes de conduzir as pessoas a uma vida mais agradável e feliz.
A programação do Congresso continua nesta sexta-feira. Acompanhe em tempo real o conteúdo das palestras e fique por dentro das novidades e principais informações do franchising mundial aqui, no Portal do Franchising.