Início Notícias ABF em Ação 12ª Convenção ABF do Franchising foi inesquecível!

12ª Convenção ABF do Franchising foi inesquecível!

Clique aqui e confira a galeria de fotos

A 12ª edição da Convenção ABF do Franchising, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de outubro, na Ilha de Comandatuba (BA), foi um sucesso e marcada por momentos memoráveis. Durante o encerramento, Ricardo Bomeny, presidente da ABF, fez um discurso tocante e compartilhou com o público, agradecimentos a todos que têm contribuído para a trajetória da entidade. Esta foi a última Convenção de Bomeny à frente da presidência da ABF. `O que vivi nestes últimos três dias foi extremamente recompensador, pude ver as pessoas comentando sobre as enriquecedoras palestras, aprendendo muito com o conteúdo educacional e se divertindo com os shows`, afirmou o presidente.
 

Bomeny fez elogios à organização da Convenção, que contou com plenárias, paineis, mesas redondas, lazer, entretenimento e muito networking. `Estava tudo extraordinário!`, declarou entusiasmado. Reconheceu também o nível das palestras, que para ele, contaram com um conteúdo de qualidade, obtendo a participação massiva dos congressistas em todas elas.

O presidente fez ainda, agradecimentos à equipe da BySide, organizadora do evento, à assessoria de imprensa DFreire Comunicação e aos jornalistas convidados para o evento, e a toda equipe de funcionários da ABF, `que trabalham duro desde bem antes do início do evento para que saia como programado`, além dos patrocinadores e apoiadores e também à equipe da AFRAS, braço social da entidade, pela atuação nos últimos anos.

Bomeny agradeceu ainda a todos os membros da diretoria da atual gestão, pela dedicação e trabalho desenvolvido nos últimos anos. `Vivenciar tudo isso acabou me levando a lembrar destes últimos dois anos ajudando a comandar a ABF. Podem continuar contando comigo, sempre!`
 

Após o discurso de encerramento, Bomeny recebeu uma placa de homenagem da entidade, pela dedicação e contribuição durante sua gestão à frente da presidência da ABF, nos biênios 2009/2010 e 2011/2012. Os congressistas também puderam conferir um vídeo especial com fotos dos melhores momentos de Bomeny durante os mandatos.

Confira abaixo um resumo dos principais acontecimentos da 12ª Convenção ABF do Franchising. Esperamos você em 2013!

1º DIA

Ricardo Bomeny dá início a 12ª Convenção ABF do Franchising

O presidente da ABF, Ricardo Bomeny, deu início às atividades da 12ª edição da Convenção Nacional do Franchising, no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba (BA), agradecendo a presença dos 600 participantes (450 congressistas) e desejando um ótimo evento à todos.

Durante seu discurso, Bomeny aproveitou para destacar os números positivos do setor e o crescimento do franchising brasileiro. `Esperamos finalizar o ano de 2012 com um crescimento de 15%, o que representa R$105 bilhões em faturamento`, afirmou.

Ressaltou a importância do networking no evento para a união do setor incentivando a troca de experiências não apenas durante as palestras, mas em todas as atividades sociais e de lazer que o evento proporciona.

A participação dos bancos na Convenção mostra a importância do setor para o desenvolvimento da Economia brasileira.

12ª ABF Expo Service
 

Ao inaugurar a feira de fornecedores que acontece anualmente de forma paralela à Convenção, o presidente da ABF, Ricardo Bomeny, pediu a todos que conversem muito com as empresas presentes, pois quanto mais eles conhecem o franchising, mais oferecem soluções específicas para a demanda das redes de franquia. Segundo ele, esse é um dos principais benefícios dessa integração.

Nessa edição, a ABF Expo Service conta com mais de 48 expositores de diversos segmentos, que trouxeram soluções inovadoras.

Roberto Justos foca na importância do sucesso

Em sua palestra de quase 2 horas, o empresário e apresentador Roberto Justus ressaltou a importância das 7 forças para as empresas alcançarem o sucesso. Para ele, a postura do líder interfere diretamente nos resultados da empresa.  Ele listou algumas características marcantes e fundamentais para um líder de sucesso: Força, Determinação, Poder de Persuasão, Capacidade de Decisão, Visão de Futuro, Criatividade, Coragem e Entusiasmo.

Ao longo da palestra ele contou como essas características foram fundamentais para conquistar o sucesso tanto na vida profissional como em sua trajetória pessoal.

Painéis paralelos movimentaram o primeiro dia da 12ª Convenção ABF

Após a plenária, os participantes da 12ª edição da Convenção ABF do Franchising se dividiram para assistir aos painéis paralelos que falaram sobre o cenário atual do franchising americano, as redes sociais no varejo e franchising, além da apresentação dos cases das empresas Grupo Multi, Chilli Beans, Giraffas EUA, dentre outras. Confira abaixo os principais tópicos abordados em cada um dos painéis.

Cenário atual do setor de franchising nos EUA

Durante o painel mediado por Stephen J. Caldeira, presidente da IFA (Internacional Franchise Association), foram apresentados os dados do cenário atual do setor de franchising americano, além de números da expansão do mercado internacional. Dentre outras informações relevantes, Caldeira ressaltou que os microempresários americanos geram cerca de 65% dos empregos diretos no País e que o objetivo da Associação é expandir o franchising para todos os estados do país.

Redes sociais no varejo e franchising

Pedro Mello, moderador do painel `Redes sociais no varejo e franchising` apresentou aos congressistas, algumas estratégias para que as redes possam investir e buscar fidelizações dos clientes. Dentre elas, a utilização, como ferramenta interativa, das mídias sociais.

Durante o painel, foram expostos os cases das empresas Jockey Plaza, em Lima, no Peru, apresentado pela gerente comercial do shopping center, Yarina Landa Del Castillo, o case da rede My Gloss, que começou como um blog de moda e atualmente possui no Facebook mais de 1 milhão de seguidores, apresentado pelo diretor Rodrigo Stocco, e ainda o case da empresa Ancar, apresentado pela gerente de marketing Sandra Lima.

Case Chilli Beans

No painel sobre a rede de óculos Chilli Beans, Marinho Ponci, diretor de expansão e relações internacionais da empresa, apresentou aos participantes como deu início à trajetória da rede. Com o amigo e sócio, Ponci explicou que o objetivo do negócio sempre foi explorar a ideia de exclusividade juntamente com lançamento de modelos adaptáveis as variações do dia a dia. `O foco da marca não é apenas vender óculos de proteção solar, e sim, vender um produto novo e exclusivo a cada semana, além de um modelo que se enquadra a cada situação`, comentou o executivo.

Case Grupo Multi

Carlos Roberto Wizard Martins, presidente do Grupo Multi e autor do livro `Desperte o milionário que há em você`, apresentou aos congressistas o case de sucesso da franqueadora e abordou, dentre outros temas, a importância da formação de um time de talentos. Para o palestrante, o treinamento, a motivação e o `saber delegar funções`, são alguns dos principais fatores que influenciam o sucesso de uma rede.  

Exportar é inovar! Case Giraffas EUA

O painel apresentou alguns cases de sucesso de franquias brasileiras que foram para o exterior, frutos dos convênios mantidos entre ABF e APEX-Brasil. São eles: Livraria Nobel, Wizard e Emagrecentro. O destaque ficou para o case da Giraffas, apresentado pelo Claudio Miccieli, sócio-diretor da rede. A marca está há quatro anos nos EUA e, durante o painel, foram destacados cinco pontos considerados fundamentais para a internacionalização: bom negócio, escolha do mercado destino, sucesso não se constrói sozinho, posicionamento bem definido e por fim, planos e recursos financeiros.

 

Este painel contou ainda com a participação de Regina Silvério, diretora de gestão e planejamento da APEX-Brasil, que apresentou aos congressistas a estrutura e as ferramentas disponibilizadas pela agência para a internacionalização das franquias brasileiras. Durante a Convenção, todos os participantes receberam a segunda edição da cartilha Aspectos Mercadológicos e Estratégicos da Internacionalização das Franquias Brasileiras, realizada pela ABF em parceria com a ESPM.

O primeiro dia do evento foi encerrado com um jantar no Espaço Aldeia Comandatuba. Os congressistas puderam conferir ainda, na programação noturna, o show de humor de Fábio Porchat e a apresentação da Banda Duranbah.

2º DIA

Bernardinho fala sobre liderança e conquista na 12ª Convenção ABF

Excelência, conquista e liderança foram os principais temas abordados na palestra do técnico da seleção brasileira de vôlei masculino Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho. Recentemente, a Escola de Vôlei Bernardinho (EVB), iniciou sua expansão através do sistema de franquias.

Logo no inicio da plenária, Bernardinho, que também é economista por formação, falou sobre a importância da formação de um bom time de profissionais para o sucesso do negócio. `Precisamos de um time que jogue defendendo uma causa. Comprometimento e força de vontade são importantes em qualquer equipe, em qualquer setor de atuação`, afirmou.

Bernadinho utilizou diversas situações vividas por ele, ao longo de sua carreira no esporte, para ilustrar as preocupações do dia a dia na gestão de uma operação e apresentar soluções. Também comentou sobre a necessidade contínua de se buscar eficiência e o papel do líder em um negócio. `Muita determinação associada ao talento é igual a ídolos ou marcas. Neste sentido está o papel do líder, que é extrair da sua equipe, sempre o melhor`.

Segundo ele, para que o negócio prospere, cada um deve assumir a sua responsabilidade e, assim como nas quadras, os treinadores precisam ter uma relação de parceria para liberar o potencial das pessoas de forma a maximizar as suas potencialidades e alcançar o sucesso.

Especialistas comandam mesas redondas na 12ª Convenção ABF

O segundo dia da edição 2012 da Convenção ABF do Franchising foi marcado também por mesas redondas que abordaram assuntos relevantes ao dia a dia das redes de franquias. Os especialistas trouxeram para o evento, a sua experiência na gestão de negócios, empreendedorismo e sustentabilidade, dentre outros temas. Confira abaixo um pouco mais sobre os tópicos abordados pelos profissionais.

Negócios sustentáveis em franchising – Oportunidades Pós Rio +20

Claudio Tieghi, presidente da AFRAS, ministrou uma das mesas redondas e, com o tema `Negócios sustentáveis em franchising Oportunidades Pós Rio+20`, Claudio apresentou algumas questões importantes no futuro da humanidade relativa à sobrevivência humana e do planeta.

Outro ponto discutido durante o bate papo foi a forma de construir uma economia verde. O Projeto de Baixo Carbono, liderado pela AFRAS, ajuda as lojas a medirem fatores que podem evitar o desperdício. A ideia é que todos possam entender que a redução é o melhor caminho para um franchising mais sustentável.

Relacionamento franqueado – franqueador

Liana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias, foi mediadora na mesa redonda que abordou o tema `Relacionamento franqueado-franqueador`. Para a Liana, este é um assunto de extrema importância e que merece a atenção dos empresários, uma vez que, esta relação pode se desgastar com o tempo e prejudicar o negócio.

A executiva falou também sobre a pesquisa `Melhores Práticas – Melhores Resultados`, divulgada recentemente pela consultoria, e que lista as principais preocupações dos franqueadores e franqueados, em diversos aspectos e situações. Dentre eles: a divulgação da marca e atração dos clientes e a maior troca de conhecimentos entre ambas as partes. Alguns congressistas falaram ainda sobre as experiências em suas empresas e compartilharam dicas relevantes ao dia a dia das redes.

Sucessão em rede de Franquias

Na mesa redonda sobre sucessão em rede de Franquias, Antônio Osvaldo Moscon, diretor de desenvolvimento de canais e franchising do Grupo Boticário, apresentou aos congressistas o programa implantado pela rede há dois anos, que engloba o treinamento do franqueado e seu possível sucessor, alinhando o conhecimento do negócio, com uma análise direta sobre os impactos na rede.

Segundo Moscon o programa desenvolvido pela rede é positivo para a transição sucessória: `Trata-se de uma importante ferramenta para a sequencia da transição. É preciso avaliar o franqueado e o sucessor com imparcialidade, fazendo uma análise da competência do perfil para cada rede`, concluiu.

Gestão de capital humano

A mesa redonda com Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona, abordou uma análise do perfil do empreendedor e como utilizar diversas ferramentas para a expansão, além de uma análise do investimento no capital humano.

Ana reforçou a ideia de que o treinamento de pessoas é um dos itens mais importantes quando se busca o sucesso, pois trata-se de uma equipe trabalhando em conjunto, em busca do mesmo resultado. `É preciso engajar os franqueados e colaboradores e perceber o que já está sendo feito por um ou por outro e compartilhar estas ações com o todo`, afirmou.

O PDV vendedor: você está explorando ao máximo o poder de comunicação e estímulo à venda do seu negócio?

Com este tema, Manoel Alves Lima, vice presidente do RDI (Retail Design Institute) comandou a mesa redonda que abordou duas grandes maneiras de mostrar como funciona o seu negócio. A primeira é através do institucional e a outra através de ações promocionais. A mesa contou com a participação dos congressistas, que compartilharam suas experiências sobre o tema e, para finalizar, o executivo lembrou à todos que a autenticidade é uma das ferramentas de comunicação que pode e deve ser usada dentro do negócio.

Marketing de conteúdo: Uma nova maneira de engajar clientes

Pedro Mello, sócio do portal MBA60segundos, Papaya Filmes e Tecnozoide, e Ricardo Almeida, diretor-geral do I-Group e do Clube de Autores foram os mediadores da mesa redonda que abordou mais informações sobre o marketing de conteúdo, voltado para as redes de franquias.

Eles lembraram aos congressistas as principais ferramentas tecnológicas que estão em uso atualmente, como Facebook, Twitter e Youtube, dentre outros. Um dos pontos mais enfatizados pelos mediadores foi que os empresários precisam, além de conhecer qual a melhor ferramenta que vá agregar valor ao seu negócio, se preocupar com a produção de um conteúdo de qualidade, diferenciado e que chame a atenção do seu consumidor.

Planejamento estratégico para franqueados

Adir Ribeiro, presidente e fundador da Praxis Business, foi o mediador da mesa redonda `Planejamento estratégico para franqueados`. Dentro os importantes pontos apresentados, vale destacar o ciclo de negócios que é composto por: pré-inauguração, ganho de know how, excelência operacional e gestão estratégica.

Com essas dicas é possível que a franqueadora possa planejar de maneira correta os próximos passos. Ainda foram apresentados dois casos de sucesso, das empresas Localiza Seguros e Casa do Construtor, redes que utilizaram o PDF (Plano de Desenvolvimento do Franqueado).

3º DIA

Copa Santander de Tênis movimenta a 12ª Convenção ABF

Sob o sol forte da Bahia, aconteceu durante a 12ª Convenção ABF, na Ilha de Comandatuba, a 1ª Copa Santander de Tênis. Os 26 participantes foram distribuídos em uma chave com partidas eliminatórias. O torneio aconteceu de forma amistosa e promoveu ainda mais a integração entre os congressistas que jogaram. Os jogos, contaram com o patrocínio do Banco Santander, para que as partidas acontecessem da melhor maneira possível.

O jornalista Rodrigo Barros e Alexandre Otsuka, do Grupo TrendFoods, se classificaram para a final que ocorreu durante a manhã de sábado. Alexandre venceu Rodrigo e levou o troféu para casa. O terceiro lugar ficou com Marco Pozza, da rede Caverna do Dino. Os ganhadores também levaram para casa diversos brindes patrocinados pela instituição financeira, Banco Santander.

Plenária 1: Renato Meirelles apresenta a nova classe média brasileira

No último dia da 12ª Convenção da ABF, o publicitário e sócio-diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, apresentou aos participantes a palestra sobre a nova `classe média brasileira  e a sua relação com o varejo e franquias`.

Durante a apresentação, o publicitário mostrou que a nova classe média corresponde a 53% da população do Brasil e, até 2014, será formada por 60%, de pessoas mais jovens, com um nível de escolaridade maior, mais exigente na hora de consumir e decidir onde investir o seu dinheiro, inserida no mercado de trabalho formal.

`Não estamos discutindo nichos de mercado. A classe C tem acesso aos mesmos produtos, talvez com uma frequência de compra um pouco menor`, disse o palestrante. E engana-se quem acredita que o desejo é ser igual à classe A. `Não acham inteligente pagar mais caro por um produto só porque é de uma marca bacana, se a qualidade é a mesma`, afirmou Renato.

Plenária 2: William Waack discutiu política e economia no cenário nacional

O jornalista e ancora do Jornal da Globo, da TV Globo, iniciou a palestra falando sobre o comportamento político dos brasileiros e a consciência da importância do voto. Willian questionou a plateia se eles se lembravam `em quem tinham votado para deputado em 2010`. Diante das poucas mãos que se levantaram no auditório, o jornalista afirmou `Essa falta de representatividade política no Brasil é reflexo desta atitude. Nós somos os responsáveis por não haver, no Congresso, pessoas que correspondam à expectativa da sociedade e realmente se preocupem com o País`.

A palestra foi marcada por análises criticas e políticas da situação atual do Brasil e finalizada com a opinião de Waack, que considera que a grande mudança só depende do próprio povo, cabe a nós colocarmos em prática as lições de hoje, para um futuro melhor e melhores condições para todos. `Não vejo o Brasil passando por uma crise desesperadora, vejo um país com uma massa continental grande, com setores que não dependam tanto do governo. Mas acho pouco. Falta ambição aos brasileiros`, finalizou.

Carlitos Paéz emociona o público na última plenária da 12ª Convenção ABF

A história emocionou a todos. Carlitos Paéz um dos sobreviventes do acidente aéreo que aconteceu há 40 anos na Cordilheira dos Andes, em 1972, apresentou ao público cenas e fatos que aconteceram durante os 70 dias que ele e mais um grupo de sobreviventes ficaram perdidos.

Durante a palestra intitulada de `Después Del dia 10`, Carlitos mostrou aos congressistas que o trabalho em equipe pode levar qualquer pessoa a alcançar o sucesso, seja em qual área da vida for, empresarial ou pessoal. Ele falou ainda sobre a importância de sempre acreditarmos em nós mesmos e ter muita força de vontade. O acidente acabou se tornando uma grande lição de vida para os sobreviventes e também para todos que, ao redor do mundo, tem a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o desastre e de como foi possível sobreviver a uma situação tão difícil.

Para fechar com chave de ouro o terceiro dia do evento, foram sorteados diversos prêmios com o oferecimento dos patrocinadores e expositores. Após o jantar, no Espaço Aldeia Comandatuba, os congressistas puderam conferir ainda, um show com Derico Oito do Bem. A banda criada em 2007 pelos músicos Ed Côrtes e Derico Sciotti, embalou a noite no Hotel Transamérica com a apresentação de arranjos jazzísticos para hits de artistas como Bee Gees e Britney Spears.