A mesa redonda: Gestão de capital humano foi mediada pela consultora Ana Vecchi e contou o case da Bit Company, por Maria Cristina Franco. A abordagem foi uma análise do perfil comercial do empreendedor e como criar ferramentas adequadas para o processo de expansão, além de uma análise criteriosa do investimento no capital humano, valorização e treinamento de uma equipe.
A mesa com o tema Cliente Oculto apresentada por Fernando Perri Leite, da Vivenda do Camarão abordou a importância da avaliação do franqueado, feita pelo franqueador, por meio de visitas constantes de clientes ocultos para que a rede mantenha sua padronização. Perri contou que nutricionistas e engenheiros de alimento especializados visitam periodicamente suas lojas para apresentar relatórios de boa conduta, limpeza entre outros. Quando o relatório indica algo diferente do comum, é enviado um cliente oculto para verificação, e este, por sua vez, analisa diversos aspectos como o tempo de atendimento, o sorriso dos funcionários, a apresentação do prato, a temperatura da comida, se está saboroso, o pós venda e o ticket. Para Perri, a utilização do cliente oculto é um incentivo em sua rede, pois os franqueados e funcionários que apresentarem maior pontuação em seus relatórios recebem bonificações, criando assim padronização na rede e incentivo.
Locação comercial em shopping Center e lojas de rua, ministrada pelo Dr. Mário Cerveira, do escritório Cerveira e Dornelas Advogados abordou os cuidados na parte jurídica com os Shopping Centers para que exista uma relação de bem estar entre o franqueado e franqueador. Cerveira atentou à importância na renovação do contrato com o estabelecimento de seis meses a um ano antes do seu encerramento, pois o vencimento do mesmo pode acarretar em aumento do aluguel, perda do ponto, entre outros custos para manter a ocupação. Durante a mesa também foi abordada a questão do contrato de pessoa física para pessoa física em que muitos franqueados encontram barreiras como taxa por transferência e recisão do contrato ao tentar vender sua loja em um shopping.
Redação DFREIRE