A primeira palestra da 9ª Convenção ABF do Franchising foi proferida pelo publicitário Roberto Dualibi, sócio da DPZ, uma das principais agências de propaganda do País e também um dos melhores redatores da história da propaganda brasileira.
Dualibi encantou os congressistas ao afirmar que é possível aprender e replicar o processo criativo. Com uma genialidade fora do comum, Dalib listou como organizar o processo de criação de tal forma a garantir a inovação, que segundo ele é vital para empresas de todos os setores e especialmente para as redes de franquia.
Ao defender sua concepção de processo criativo ressaltou que a busca por soluções novas para resolver os problemas é constante no negócio de franquias, pois trata-se de um ambiente no qual nunca todos os atores – franqueadores, franqueados e clientes – estão 100% satisfeitos ao mesmo tempo e/ou com todos os ingredientes necessários ao negócio. A inovação é resultado dessa incessante busca pelas soluções para os problemas do cotidiano. Para ele, a Criatividade é uma atitude de trabalho.
`A criação pode demorar meses, anos e até décadas, mas como nas nossas empresas temos cobrança e prazos para encontrar as soluções é preciso a sistematizar essa dinâmica`, comentou Dualibi. Ele explicou a sequência racional do processo criativo:
Processo criativo
Identificação do problema
Preparação
Incubação
Aquecimento
Iluminação
Elaboração
Verificação
Segundo o publicitário esse processo é cíclico e os empreendedores e gestores enfrentam várias dessas etapas ao longo do dia a dia de seus negócios.
Para quem deseja conhecer mais sobre o processo de criatividade no marketing, Dualibi disponibiliza informações no site www.criatividade-marketing.com.br
Antes de encerrar Dualibi enfatizou a simplicidade das boas ideias e fez uma analogia com a bola, que até hoje encanta crianças, jovens, estádios e povos de todo o mundo. `Tão simples e tão genial`. Para ilustrar convidou o artista circense Zizza que usa a bola para encantar seu público, para encerrar a plenária.
Redação: DFreire