Início Notícias ABF em Ação 05/11 Indicadores de Performance para franquias foram tema de painel

05/11 Indicadores de Performance para franquias foram tema de painel

O painel `Gestão por indicadores de performance: A base para o programa de excelência de uma Rede de franquias` apresentado por Adir Ribeiro, da Praxis Education, e Juarez Leao, diretor de cursos e eventos da ABF e diretor da Portobello Shop, durante a 9ª Convenção ABF do Franchising trouxe o conceito da gestão estratégica por Indicadores de Performance como base para o programa de excelência de uma rede de franquias.

Com aproximadamente 70 participantes os instrutores compartilharam conhecimentos e experiências, forneceram dicas práticas para a construção de um programa de excelência, contextualizaram os programas com o sistema de franchising, trouxeram cases de sucesso e abriram espaço para a implantação e aperfeiçoamento desses programas em uma rede de franquia.

Adir apontou alguns problemas presentes no cenário atual do franchising e suas soluções como o papel de cada uma das partes, a importância na diferenciação dos resultados, a ampliação da inteligência do negócio, os processos, ferramentas e indicadores e, principalmente, o foco no resultado. Apresentou também os aspectos qualitativos de um programa de excelência, como ações e atitudes que o franqueado deve realizar para ser bem sucedido no negócio e os aspectos quantitativos como ticket médio, itens por venda, taxa de conversão, faturamento da unidade, entre outros, que têm um peso médio de 60% no programa.

Leão apresentou um Sistema de Avaliação de Franqueados (SAF), implantado há 5 anos em sua rede que tem como objetivo premiar os melhores franqueados, disseminar as melhores práticas, estimular e apoiar os franqueados na busca de melhorias, apontar pontos fortes e fracos, identificar lojas com baixa performance e servir de base ou não para a renovação contratual. A implantação desse novo sistema aumentou de 20 a 40% o faturamento da Portobello Shop.

Redação DFREIRE