O 9º Seminário Setorial de Food Service ABF e Pós-NRA 2015 foi aberto nessa quarta- feira (10), com as boas-vindas de Claudio Tieghi, diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF, seguido de André Friedheim, diretor internacional da entidade, que representou a presidente da ABF, Cristina Franco.
Maria Aparecida Toledo, diretora da Toledo & Associados, discorreu sobre o comportamento do consumidor analisado na pesquisa feita com 100 líderes de empresas de alimentação, comunicação e finanças, intitulada “Significados e Práticas da Alimentação Contemporânea”.
Segundo a palestrante, o estudo mostra que a mudança de comportamento do consumidor tem se potencializado. “No passado, em pesquisa nós falávamos do consumidor da classe A, B ou C. Se contratarem pesquisa analisando o consumidor por essa ótica, vão errar. Temos de falar sobre comportamento, novos arranjos familiares, ciclos de comportamento. O importante é entender os nichos de comportamento que vão diferenciar cada vez mais esse consumidor”, afirmou. Ainda segundo a palestrante, inovação e criatividade têm sido as palavras de ordem nas empresas, como implantá-las é o grande desafio.
No painel apresentado por João Baptista Junior, coordenador do Comitê de Alimentação da ABF, Enzo Donna, da ECD Food Service – parceira da entidade na realização do Balanço Setorial das Redes de Franquias no Setor de Alimentação 2014 –, detalhou as etapas e os resultados da pesquisa.