Início ABF Rio II Web Summit Rio 2023: Tendências e insights são destaques na ABF Rio

Web Summit Rio 2023: Tendências e insights são destaques na ABF Rio

Web Summit Rio 2023: Tendências e insights são destaques na ABF Rio
Gustavo e Natália Schifino falaram sobre o que de mais importante foi apresentado no maior evento de tecnologia do mundo, que estreou no Rio de Janeiro

A ABF Rio realizou nessa última sexta-feira (5/5) a palestra com o tema “O que aconteceu no Web Summit 2023”. A atividade foi ministrada por Gustavo(Guga) e Natália Schifino, que trouxeram os insights do maior evento de tecnologia do mundo, o Web Summit 2023, que ocorreu no Centro de Convenções RioCentro.

O encontro realizado no Auditório da ABF Rio, na Barra da Tijuca, contou com 40 participantes presenciais, entre franqueadores, franqueados e colaboradores.

Os palestrantes apresentaram seus insights divididos em 10 dicas e detalharam o que de mais importante aconteceu no maior e mais importante evento de tecnologia do mundo.

  • AI como ferramenta para uma revolução de produtividade e de design;
  • Jornada do cliente é mais importante que o canal;
  • Tudo o que você puder imaginar automatizado, digitalizado e personalizado. Já Está;
  • Todos passam a ser Prompt Designers;
  • Timing é mais importante do que criatividade;
  • Empresas são lugares de potência;
  • Smart City as a Service;
  • Uma sociedade mais P2P;
  • ESG- Diversidade traz resiliência para as empresas;
  • A inteligência natural inspirando futuros desejáveis.

Natália e Guga falaram sobre a importância de conhecer o público e a si mesmo para alcançar a criatividade, e enfatizaram a importância de uma cultura empresarial saudável para que as pessoas possam entregar o seu melhor.

Os palestrantes colocaram em evidência que o trabalho será alterado com a inteligência artificial, não apenas substituindo pessoas por máquinas, mas criando novas posições para gerenciar essa inteligência.

“A IA é uma ferramenta que ajuda a criar ainda mais oportunidades e aprimora a qualidade do serviço prestado”, explicou Guga.

Como exemplo, citaram o ChatGPT, que vem sendo uma ferramenta bastante utilizada nas empresas, e os Prompt Design, que é um misto de ciência, técnica e arte que vem se desenvolvendo rapidamente desde 2021. Portanto, dominar técnicas básicas de design de prompts será uma habilidade essencial no futuro.

“A IA não vai roubar o seu emprego. Mas quem a usa melhor, com certeza irá levar seu emprego”, comentou Guga.

A inteligência artificial ditou o ritmo das palestras no Web Summit, estando presente em quase todos os palcos e apresentações. É o que as empresas e os profissionais estão conversando e pensando em soluções cada vez mais tangíveis para serem implementadas.

Os palestrantes reforçaram que toda nova tecnologia traz desafios e que é importante pensar em como podemos usá-las de forma positiva, por isso as pessoas são essenciais para extrairmos o melhor das ferramentas. Para eles, é preciso andarmos juntos e não achar que a IA será uma concorrente.

Segundo Natália, a inteligência artificial veio para resolver os desafios do marketing atual, que é gerar conteúdo que se conecte de maneira genuína com as pessoas, e muitas startups brasileiras possuem essas tendências.

“Alguns empresas já estão operacionalizando essas tecnologia, e conseguem nos ajudar a implementar isso na operação das empresas de uma forma mais fácil e mais barata, por isso é bom sempre estar atento a essas novas empresas que estão surgindo”, finalizou.

Foto: ABF/Divulgação