As chanceladas Flytour, Gendai, Kumon, Nutty Bavarian, RE/MAX e Sorridents foram as anfitriãs das visitas técnicas dos grupos de marcas associadas que igualmente conquistaram o Selo de Excelência em Franchising da ABF este ano.
As visitas técnicas (VTs) a franqueadoras chanceladas já se tornaram tradição no dia da cerimônia de entrega do Selo de Excelência em Franchising (SEF) da ABF (3/5). Localizadas na capital e região metropolitana de São Paulo, essas franqueadoras se tornam anfitriãs de representantes de outras marcas igualmente selistas (muitas delas de fora da capital ou do Estado), que têm a oportunidade de conhecer em detalhes o trabalho desenvolvido por essas redes, trocar ideias, fazer networking e muito mais.
Este ano, os grupos de associados que se inscreveram visitaram as sedes das marcas Flytour, Gendai, Kumon, Nutty Bavarian, RE/MAX e Sorridents.
O grupo visitante da Nutty Bavarian foi recepcionado por Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, fundadora e sócia-diretora da rede, que explicou todo o seu funcionamento. Com 26 anos de história, a marca é pioneira em “nuts” (castanhas) glaceadas no País e a maior rede deste mercado no mundo. Atualmente, a Nutty Bavarian conta mais de 165 franquias, está presente em mais de 600 pontos de venda (PDVs) no Brasil, vende mais de 30 toneladas de nuts e realiza mais de 165 mil atendimentos por mês.
Fundada pelos cirurgiões-dentistas, Dra. Carla Sarni, e seu marido, Dr. Cleber Soares, com foco em mudar a vida das pessoas e proporcionar acesso, conforto, experiência e qualidade, a Sorridents atualmente possui 360 operações no Brasil e 26 anos de existência.
Em uma apresentação institucional, Laís Mendes, gerente de RH, falou sobre os três pilares da cultura da rede: foco no cliente, no franqueado e nas pessoas/sociedade. “Trabalhamos em constante inovação nos produtos, atendimentos ao cliente, capacitação dos franqueados, colaboradores das unidades e, claro, do time que fica no escritório da marca. Entendemos a diferença que fazemos na saúde bucal e na vida geral das pessoas. A cultura da empresa carrega o DNA humano dos fundadores”, afirmou a executiva.
Marcelo Abrahão, diretor de operações da Sorridents, falou sobre a importância da área comercial B2C (venda feita diretamente para o consumidor final) para a expansão das operações embasadas na saúde com ética e qualidade. “A satisfação dos pacientes é a nossa melhor propaganda. O nosso time de expansão capta mais de 70 mil clientes para a marca por mês com tratamentos a ticket médio de 700 reais. Isso é resultado da capacitação que a marca disponibiliza não só para os franqueados, mas para todos da unidade que querem o bem-estar dos pacientes. Franchising é um casamento”, afirmou.
As campanhas de engajamento gameficadas, análise SWOT (sigla em inglês para a ferramenta de gestão que se baseia no estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de cada unidade e criação de estratégias em todas as áreas também são importantes para a franqueadora. “O mesmo remédio não deve ser aplicado para todos. Ou seja, as conexões que geram engajamento variam para cada franqueado. Desenvolvemos uma SWOT para diagnosticar o melhor suporte para cada unidade dentro das suas necessidades e eventos mínimos que contamos com as participações dos franqueados para discutir sobre o negócio”, concluiu.
Para Andrea Gomes (Roval Franchising), participante da visita técnica, “os cuidados com a saúde são importantíssimos e esse setor não para de crescer em todo o nosso país. A iniciativa da ABF de nos permitir conhecer franqueadoras que se preocupam com o bem-estar das pessoas fomenta ainda mais a nossa vontade de contribuir. Nós da Roval Franchising estamos com 80 operações no Nordeste e ampliando para Norte e Sudeste”, completou.
Gendai
O grupo de visitantes da Gendai foi recepcionado por Gilberto Ohara, diretor de Marcas, e Luiz Marcelo, head de Tecnologia do Grupo Trigo, que explicaram sobre as áreas e setores da franqueadora, estrutura organizacional, ideias de transformação digital e inovações em cozinha e equipamentos que a rede fornece para seus franqueados.
De acordo com Jean Lima, gestor do grupo Carol Coxinhas, as trocas entre franqueadoras são superválidas para entender como as empresas estão tocando o negócio, principalmente para redes menores. “Eu acredito que ouvir sobre a experiência e a vivência de quem está há mais tempo no mercado ajuda as franqueadoras que estão nesse momento de crescimento. E essa troca é superimportante e agregadora, pois conseguimos voltar para a nossa empresa com novas ideias para implementações, visando seguir melhorando no nosso ramo”, comentou.
Na opinião de Mathias Almeida, brand manager do Grupo Rão, essa análise de mercado é de extrema importância, visando observar o que outras franquias estão fazendo. “As visitas técnicas são uma iniciativa muito importante. Essa ação da ABF nos ajuda a trazer uma visão de muita coisa que está à frente nas demais marcas e nos dá um olhar para o que nós estamos também como franqueadores de alimentação, se estamos no caminho certo e demais insights que os colegas já estão aplicando”, finalizou.
Fotos: ABF/Divulgação