Visitas técnicas inspiram delegação brasileira com casos práticos

No terceiro e último dia da 53ª IFA Annual Convention, logo pela manhã, o grupo brasileiro liderado pela ABF e acompanhado pelos tradutores por ela disponibilizados, assistiu à cerimônia de encerramento do Congresso. Mais uma vez, os congressistas foram recebidos com um farto café da manhã e puderam acompanhar os agradecimentos e homenagens prestados àqueles que contribuíram para a realização do evento e de outras iniciativas.

Visitas Técnicas IFA

Sempre muito respeitosos por suas instituições, os membros da IFA fizeram um balanço das realizações da entidade e, um a um, pediram o engajamento de todos nas questões nacionais. Num espirituoso e rico debate, três especialistas trocaram experiências e impressões sobre o universo do franchising, produzindo momentos de descontração. O evento foi encerrado com um clima de otimismo, sem perder a seriedade e compromisso.

Visitas Técnicas IFA

Em seguida, o grupo brasileiro partiu para as visitas técnicas. Acomodada em ônibus exclusivo, a delegação seguiu para a Capriotti`s, rede de alimentação especializada em sanduíches de peru. Criada por Lois Margolet em 1976, a companhia tem hoje 87 lanchonetes, sendo 5 próprias e 82 de franqueados. A empresa começou na casa de sua criadora, utilizando uma receita própria e com o nome em homenagem ao seu avô. A ideia original era oferecer um sanduíche especial para os amantes de peru, característica mantida até os dias atuais. No início, cozinhavam um peru por dia, hoje servem milhares em suas unidades.

Visitas Técnicas IFA

Na opinião de Cristina Franco, presidente da ABF, são experiências como esta que nos enriquecem em nossas visitas técnicas. `É muito revelador conhecer os casos práticos que se transformam em sucesso. Uma empresa nascida despretensiosamente, hoje opera de forma extremamente organizada e profissionalizada`, surpreende-se.

Fátima Rocha, presidente da ABF Rio e executiva da Mega Matte, concorda e faz coro. `Temos muito a aprender com estas visitas. Neste caso específico da Capriotti`s, existe muita similaridade com o meu negócio, o que acaba me permitindo ter novas ideias e uma troca de experiências bastante diversificada`, afirma.

Além de todo o conteúdo transmitido pelo presidente da rede, o simpático Patrick Walls, o grupo ainda pode provar diversos sanduíches em uma das unidades da marca. Todos degustaram a aprovaram. Com louvor!

Visitas Técnicas IFA

Saindo da Capriotti`s, a delegação, sempre acompanhada pelo publisher da revista Franquia Negócios, José Lamônica, se dirigiu para a Action Coach, líder mundial em coaching de negócios. Recepcionados por Alejandro DE Gyves, CEO e Sócio Joint Venture para México e América Latina, os brasileiros receberam uma aula de como preparar executivos, empreendedores e suas empresas. Criada por Brad Sugars, um jovem australiano, a empresa tem mais de 1 mil unidades e está presente em 50 países.

Para Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, não cabe mais um gestor mal preparado. `Exemplos como este mostram como um executivo munido de todos os recursos pode contribuir para o sucesso ou fracasso de um negócio. Se você não estiver `tinindo`, seu concorrente pode estar`, atesta Camargo.

Visitas Técnicas IFA

Após um rápido tour pelo escritório da Action Coach, a delegação voltou para o hotel. Mas a viagem ainda não estava terminada. Assim que chegou, o grupo se fechou numa sala e fez uma reunião de fechamento. Conduzida por Ricardo Camargo, Cristina Franco, Juarez Leão e Paulo César Mauro, os presentes fizeram um balanço de tudo que foi visto, das palestras, dos painéis, das visitas técnicas e do próprio networking dentro da delegação. A impressão generalizada foi de que, salvo questões específicas como a da inclusão de veteranos, temos problemas comuns como tributação, geração de empregos, tecnologia, capacitação e mão de obra.

Visitas Técnicas IFA

Por outro lado, não estamos aquém em matéria de desenvolvimento ou mesmo na questão do relacionamento franqueado/franqueador. Participações como esta fazem pensar e reavaliar o papel de cada um em suas empresas e instituições.

Visitas Técnicas IFA

No próximo dia 08 de março, a ABF realizará o evento Pós IFA, oportunidade de obter um extrato de tudo que foi absorvido pela delegação nesta viagem. Não deixe de participar!

Já na próxima terça feira, dia 26, a Editora Lamônica publica o ABF News com um resumo da cobertura feita durante a 53ª Convenção Anual da IFA, não deixe de acompanhar!

 Veja mais sobre a participação da delegação da ABF na IFA: 

Delegação da ABF é recepcionada pelo presidente da IFA

Intensa programação e conteúdo variado marcam evento da IFA