A seguir, conheça os projetos vencedores da 4ª do prêmio ABF-Afras Destaque Responsabilidade Social:
Franqueador Máster (rede com mais de 60 franqueados e dez anos no mercado)
O Boticário – Projeto Semana O Boticário de Educação Ambiental
Durante o ano de 2009, O Boticário disponibilizou conteúdo didático sobre educação ambiental para o ensino fundamental e médio de escolas públicas. O material constituído por um DVD e um CD de atividades para serem utilizados em sala de aula foi distribuído em 1520 cidades brasileiras onde a rede possui lojas. Cerca de 60 mil escolas do país foram beneficiadas.
Franqueador Sênior (rede com mais de 30 franqueados e cinco anos no mercado)
MegaMatte – Projeto Comércio Justo
A MegaMatte é a primeira franquia brasileira a aderir aos princípios do comércio justo na elaboração de seu produto. Em parceria com seus fornecedores, a rede busca a certificação internacional e para isso, desde o produtor de matérias-primas até a loja onde são vendidos os produtos, todos devem estar alinhados aos princípios do comércio justo, em conformidade com leis trabalhistas e parcerias com fornecedores homologados ao preço mínimo estabelecido. No ano de 2009, 25% dos produtos da MegaMatte tiveram a cadeia de produção rastreada e o processo continua em 2010.
Franqueador Pleno (rede com mais de 10 franqueados e três anos no mercado)
LavaSecco – Projeto Atitudes Eco LavaSecco
A LavaSecco promove periodicamente treinamentos sobre consumo consciente para os franqueados. No ano passado, deu início a um programa para eliminar cabides de arame e plástico, substituição das sacolas plásticas por embalagens produzidas a partir de garrafas PET ou com papel reciclado. Em um ano, a rede enviou para a reciclagem 40 mil cabides e eliminou o uso de sacolas plásticas descartáveis.
Franqueado: Yázigi Interenuxs , unidade de Limeira – São Paulo
Projeto Ecoefficiency
A participação da unidade do Yázigi, em Limeira, na campanha do franqueador Ecoefficiency garantiu à escola vencer pelo segundo ano consecutivo o prêmio ABF-Afras. Os princípios da ecoeficiência foram aplicados na rotina da unidade de Limeira, tanto no nível pedagógico como no operacional. A escola conseguiu envolver professores, funcionários, alunos e familiares na campanha. Além de promover consciência ambiental, o Yázigi de Limeira, obteve redução de 10,84% no consumo de energia e 20,32% no valor de custo desta fatura. Ainda reduziu em 40% a utilização de copos descartáveis, 60% o uso de água sanitária e 37,54% os custos com material de escritório.
Categoria Parceiro Afras: Luft Food Service
Categoria Jornalismo: Matérias vencedoras
– Rotulagem ambiental certifica menor impacto e conscientiza consumidores, autor Victor Faverin – Revista Meio Ambiente Industrial.
– Comércio Justo já está no Brasil, autora Cristiane de Cássia – Jornal O Globo.