V fase do Projeto de Exportação de franquias ABF e APEX-Brasil

ABF e APEX-Brasil apresentam V fase do Projeto de Exportação de franquias

Em continuidade às atividades do Projeto de Exportação de Franquias, que entra na sua 5ª fase, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentou em 27 de fevereiro, informações de mercado sobre os 40 países pré-selecionados e que possuem potencial de investimento para as redes de franquias brasileiras. Na reunião, realizada na sede da ABF (11° andar), estiveram presentes, além de executivos das duas entidades, representantes de diversas marcas como: Mãos de Cera, Global Franchise, Francap, Grupo Ornatus, Grupo Multi, SMZTO, dentre outras.

Durante o último projeto, realizado entre Jan/2011 e Fev/2013, a ABF se fez presente e/ou esteve representada em 24 eventos internacionais em 15 países, contando com a participação de 45 empresas associadas. De acordo com Ricardo Camargo, Diretor Executivo da ABF, há uma enorme janela de oportunidades de expansão em diversos países. `É de extrema importância que as redes participem e contribuam para o desenvolvimento dos trabalhos, promovendo engajamento de sua empresa neste programa de internacionalização do franchising brasileiro`, afirmou.

ABF e APEX-Brasil apresentam V fase do Projeto de Exportação de franquias

Na sequência, Marcos Lellis, da unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da APEX-Brasil, apresentou a metodologia utilizada pela agência para elaborar o ranking de mercados. Ele propôs um exercício aos executivos onde foram eleitos os principais países em que, na percepção das redes, sejam mais propícios para a expansão dos negócios. Dentro deste contexto, a agência realiza uma análise minuciosa sobre o país, captando informações sobre o mercado de consumo, ambiente de mercado para franquias, análise de macroeconomia, população, acesso ao mercado, dentre outros, chegando assim a um resultado quantitativo de dados. `Este processo é importante, pois quanto mais informações as redes obtiverem sobre estes países, mais precisa fica a sua decisão de expandir, de investir naquele território ou não`, assegurou Lellis.

ABF e APEX-Brasil apresentam V fase do Projeto de Exportação de franquias

Rogério Feijó, gerente de relacionamento da ABF, foi o responsável por finalizar as discussões do dia, apresentando as sugestões da entidade para as ações que serão adotadas durante o projeto. Ele reforçou que a participação das redes nas ações não é obrigatória, ou seja, é possível que a marca escolha quais ações deseja participar ao longo do projeto. Dentre elas, destacam-se as visitas a feiras estratégicas, como a NRA Show (2013), IFE – International Franchise Expo EUA (2013), 54ª IFA Convention (2014), dentre outras. `Estas ações proporcionam um networking dos empresários com potenciais investidores e a oportunidade de identificar, conhecer e analisar com mais propriedade estes mercados`, finalizou Rogério.