PORTAL R7 – 23/10 – REDAÇÃO
A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é a segunda com maior número de unidades franqueadas no estado.
São mais de 300 em funcionamento na cidade e, segundo a Associação Brasileira de Franchsing (ABF), no ano passado o Triângulo teve participação de 12,7% no mercado de franquias, sendo que Uberlândia retém 7% das unidades de Minas Gerais.
Segundo a analista técnica do Sebrae, Luisa Vidigal, apesar da tendência atrativa, todo empreendimento requer pesquisa de mercado.
“Um empreendedor que busca a abertura de uma atividade precisa conhecer desse mercado, os clientes, concorrentes, fornecedores e tomar uma decisão mais assertiva. Contudo, sendo franquia ou não as oportunidades existem”, explicou.
Para a ABF, o ramo deve crescer 14% no faturamento nacional, com aumento de 10% no número de unidades. Luiza ressaltou que apesar da taxa de mortalidade de empresas ser menor quando se refere a franquias, é preciso estar atento.
“Por ser uma atividade já testada as chances de sucesso certamente serão maior, mas ainda assim a ‘mortalidade’ no sistema de franchsing existe. Como eu disse, uma má gestão, um planejamento mal feito ou uma franqueadora que não esteja preparada podem ser algumas das questões que levam a isso”, afirmou.
O empresário Flávio Matias tem uma rede de lojas que revende tênis e artigos esportivos há 25 anos. Atualmente são quatro unidades no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e, segundo o empreendedor, abrir franquias da marca foi uma maneira de expandir o negócio.
“Sempre tivemos procura então a formatamos em cima desta demanda e hoje temos um escritório especializado que está comercializando as nossa franquias e sempre tem interessados em buscar novas oportunidades”, comentou.
Ainda de acordo com Flávio, a ideia veio da procura e a expectativa é que pelo menos 10 franquias da loja sejam abertas em um prazo de cinco anos.
“As expectativas são ótimas. Achamos que o mercado está crescendo e a área esportiva no Brasil esta em um período bom de Copa e olimpíadas. Assim, acreditamos que é um bom momento para se investir em lojas de tênis e artigos esportivos”, disse.
Em 2005 o empresário João Luiz abriu a primeira cafeteria em Uberlândia. Segundo ele, ao ter a ideia procurou a ajuda do Sebrae e hoje já tem três franquias na cidade, sendo que cada uma exigiu um investimento de R$ 200 mil.
“Nossa intenção é que até no fim de 2014 nós tenhamos mais, pelo menos, cinco unidades franqueadas”, disse.