Totvs aposta na expansão do número de franqueados

JORNAL DCI – ANDERSON NECO – 28/02
 
Para quem planeja investir no ramo de tecnologia e serviços, a Totvs, maior companhia brasileira de desenvolvimento de softwares para gestão empresarial e a sexta do mundo -, quer aumentar a sua base de franqueados em 2014. A empresa, que faturou R$ 1,6 bilhão no ano passado, pretende expandir ainda mais o seu campo de atuação.

A Totvs encerrou 2013 com 50 franqueados espalhados pelo Brasil. Este ano, a companhia tem planos de elevar esse número em 20%. “Hoje, temos 50 canais de distribuição no Brasil. A Totvs busca dez novos franqueados até o fim deste ano fiscal”, revela Flávio Balestrin, diretor de canais e revendas da Totvs. O investimento para a criação de uma franquia da companhia varia entre R$ 250 mil e R$ 500mil, no primeiro ano.

De acordo com o executivo, a expansão do número de franqueados da companhia vai acontecer de maneira estudada, a partir do surgimento de demandas em regiões especificas. “Voltamos a buscar parceiros em novos segmentos no Brasil. Área jurídica no Nordeste, por exemplo”.

A expansão do número de franquias da Totvs em 2014 está acima das previsões da Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com dados preliminares da entidade, o setor deve ter crescimento na ordem de 12%, com aumento de 9% em inaugurações e 8% em novas marcas. “As franquias geram renda, levam produtos e serviços para os locais mais distantes do País e contribuem significativamente para a formalização do mercado e capacitação de mão de obra”, conta Cristina Franco, presidente da ABF.

O público-alvo destas novas franquias da Totvs devem ser as micro, pequenas e médias empresas. De acordo com o presidente e fundador da empresa, Laércio Cosentino, ainda existe muito a ser explorado. “O mercado brasileiro ainda tem muito espaço para se vender software. Ainda existe muito para acontecer nesse aspecto para as micro, pequenas e médias empresas [MPME]”.

Para Rodrigo Caserta, vice-presidente de atendimento e relacionamento da Totvs, o faturamento da companhia proveniente de negócios com MPME deve aumentar em 2014. “Do ponto de vista qualitativo, eu acredito que a Totvs vem aumentando sua presença neste mercado, ganhando market share. O mercado de MPME é onde encontramos empresas pouco maduras no uso de softwares. Temos um enorme espaço de crescimento neste nicho”, analisa.

Caserta afirma que a companhia conhece as demandas das MPME. “Estamos numa posição muito vantajosa, estratégica. A Totvs tem um trabalho sério de procurar oferecer as melhores ofertas, de trabalhar com simplicidade para que as implementações sejam rápidas e com custo baixo. Queremos que estas MPMEs usufruam rápido dos benefícios dos nossos softwares”, conta.
 
A Totvs aposta nas micro, pequenas e médias empresas por conta dos números apresentados por este setor, muito acima da média do crescimento econômico do País. “Nos últimos anos, o crescimento econômico do País vem sendo muito tímido, puxado por empresas gigantes e commodities. As MPMEs, definitivamente, não estão crescendo 1% ao ano, elas crescem 20% ao ano e precisam de estruturação, precisam investir. Este mercado é, sim, nosso alvo”, conta Caserta.

Cosentino acredita que o planejamento feito pela empresa para 2014 – ano de Copa do Mundo e eleições foi acertado. “Ante cipamos o calendário este ano para que não fiquemos reféns destes eventos. Apresentamos nosso balanço no início de janeiro. O comum é no fim de fevereiro”, analisa.

Inauguração
 
A Totvs acaba de inaugurar o Espaço Arena Totvs, na sede da companhia, na zona norte da capital paulista. O ambiente conta com tecnologia de ponta e arquitetura arrojada. Nasce com a proposta de ser uma área de interação entre clientes e parceiros da empresa. O espaço traz auditório para cem pessoas, além de cinco salas para demonstrações e automação de equipamentos e ambientes via tablet. Com a reforma completa do espaço, que funcionava como ambiente para demonstrações e eventos desde 2003, a Totvs espera aumentarem 30% a circulação de visitantes na área em 2014. “Acreditamos que este novo ambiente vai reforçar a parceria conquistada com nossos clientes e ampliar o relacionamento e a fidelização”, finaliza.